Topo

Promotoria americana quer início do julgamento do caso Fifa em fevereiro

Ex-presidente da CBF, José Maria Marin é um dos indiciados no caso - Brendan McDermid/Reuters
Ex-presidente da CBF, José Maria Marin é um dos indiciados no caso Imagem: Brendan McDermid/Reuters

Da AFP, em Nova York

12/04/2016 11h13

A promotoria federal dos Estados Unidos quer que o julgamento no grande processo por corrupção na Fifa, que envolve vários ex-dirigentes do futebol latino-americano, comece em fevereiro de 2017, segundo uma proposta apresentada ao juiz responsável pelo caso.

"O cronograma proposto a seguir contempla que a seleção do júri comece em 27 de fevereiro de 2017", escreveu o promotor Robert Capers ao magistrado Raymond Dearie, do tribunal federal do Brooklyn (sudeste de Nova York), em uma carta com data de 11 de abril.

Segundo a agenda proposta pela promotoria, a acusação concluiria a entrega de todas as evidências em 30 de junho. A partir deste momento seria iniciado um período de mais de seis meses para a apresentação de moções até o fim de janeiro.

Depois, em 27 de fevereiro começaria o processo de seleção do júri, que pode demorar vários dias e até semanas, antes do início efetivo do julgamento, com as alegações iniciais da promotoria e da defesa.

No total, os processos abertos nos Estados Unidos por conta do escândalo de corrupção na Fifa, que explodiu em maio de 2015 e teve uma segunda onda de acusações em dezembro, incluem 40 pessoas, a maioria altos dirigentes do futebol latino-americano e de empresas de marketing esportivo.

Quinze indivíduos se declararam culpados e aceitaram cooperar com a promotoria em troca de uma possível redução da pena. Vinte e cinco estão sendo processados.

O calendário proposto pela promotoria se refere ao maior caso, que inclui 30 réus.

Deste total, cinco se declararam culpados, oitos se encontram nos Estados Unidos em prisão domiciliar, nove estão no exterior com pedido de extradição em curso e os oito restantes permanecem em seus países sem uma demanda de extradição no momento.