Topo

Chama olímpica dos Jogos Rio-2016 chega ao Brasil

03/05/2016 08h24

Brasília, 3 Mai 2016 (AFP) - A chama olímpica chegou nesta terça-feira em Brasília, procedente de Genebra, a primeira etapa de um percurso por todo o Brasil que terminará na cerimônia de abertura dos Jogos Rio-2016, no dia 5 de agosto.

A chama vai acender a tocha olímpica no Palácio do Planalto, na presença da presidente Dilma Rousseff, que enfrenta um processo de impeachment no Congresso.

A tocha vai percorrer 300 cidades e será carregada por quase 12.000 pessoas até chegar ao estádio do Maracanã para a abertura dos Jogos Olímpicos de 2016.

Fabiana Claudino, capitã da seleção de vôlei, bicampeã olímpica, foi escolhida para ser a primeira portadora da tocha olímpica em Brasília.

O avião com a chama pousou em Brasília com mais de uma hora de atraso, pouco depois das 7H30. O piloto agitou uma bandeira do Brasil pela janela depois da aterrissagem.

O presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e do Comitê de Organização Rio-2016, Carlos Arthur Nuzman, desceu as escadas do avião com a chama, que estava dentro de uma pequena lamparina.