Topo

Justiça espanhola apresenta denúncia contra Adriano por fraude fiscal

Miguel Riopa/AFP Photo
Imagem: Miguel Riopa/AFP Photo

04/05/2016 10h53

A Justiça espanhola apresentou uma denúncia contra o lateral brasileiro Adriano Correia, do Barcelona, por suposta fraude fiscal. A acusação, divulgada pelo jornal espanhol Ás no fim de abril, foi confirmada pela promotoria nesta quarta-feira (04).

De acordo com a denúncia, o promotor Ricardo Sanz-Gadea acusa Adriano de fraudar entre 2011 e 2012 646.086 euros procedentes dos direitos de imagem, que ele recebeu por meio de uma empresa com sede na ilha portuguesa da Madeira.

"Desta forma, Adriano Correia teria utilizado o vantajoso regime fiscal do território português para receber a renda derivada da cessão da exploração dos direitos de imagem ao FC Barcelona", afirma o promotor no texto.

Após o início das investigações, o jogador e o clube apresentaram declarações complementares entre 2014 e 2016 para saldar a dívida com a administração tributária.

Mesmo assim, a promotoria decidiu iniciar um processo contra o jogador, de 31 anos, acusado de dois delitos contra a Fazenda Pública, um para cada exercício fiscal investigado.

"O delito foi cometido igualmente. Agora não terá que devolver as quantias, apenas pagar uma multa ou o que for correspondente", disse uma fonte da promotoria.

O UOL Esporte tentou contato com Adriano através do empresário de Adriano, Paulo Affonso, para falar sobre o caso. Foram feitas ligações telefônicas na manhã desta quarta-feira, mas as chamadas não foram atendidas pelo agente.