Topo

Grêmio leva baile na Argentina e cai nas oitavas da Libertadores

05/05/2016 21h24

Rosario, Argentina, 6 Mai 2016 (AFP) - O Grêmio foi eliminado nas oitavas de final da Copa Libertadores ao sofrer derrota contundente de 3 a 0 para o Rosário Central, que garantiu a vaga nas quartas com autoridade, nesta quinta-feira, na Argentina, depois de vencer a partida de ida por 1 a 0.

O carrasco do time gaúcho foi o atacante Marco Ruben, que balançou as redes duas vezes no 'Gigante de Arroyito' e já tinha dado a vitória aos 'Canallas' na semana passada, em Porto Alegre.

O camisa 9 abriu o placar logo aos 5 minutos de jogo, em falha do goleiro Marcelo Grohe, e ampliou de pênalti aos 23. Coube ao zagueiro Alejandro Donatti fechar o caixão tricolor ao marcar de cabeça aos 12 da etapa final.

A missão do tricolor era complicadíssima, já que o time argentino sofreu apenas uma derrota em casa em um ano e meio.

Acostumado a viver à sombra dos grandes clubes da região de Buenos Aires, o Rosário Central tem como único título continental a conquista da hoje extinta Copa Conmebol, em 1995, ano em que o Grêmio levantou seu segundo troféu da Libertadores.

Nas quartas de final, terá outro grande desafio pela frente, diante do Atlético Nacional, time de melhor campanha na fase de grupos, que eliminou o Huracán na terça-feira.

Se avançar, enfrentará o vencedor do duelo entre São Paulo e Atlético Mineiro, os últimos representantes brasileiros na competição.

- Falhas defensivas -O Grêmio entrou em campo com duas mudanças em relação à partida de ida. O técnico Roger Machado contou com o retorno de Geromel, que desfalcou o time na partida de ida, por ter apresentado um quadro de caxumba. Outra novidade foi a presença de Marcelo Hermes na lateral esquerda, no lugar do contestado 'xará' Marcelo Oliveira.

Precisando da vitória, o tricolor partiu para cima da defesa argentina, mas foi surpreendido logo aos 5 minutos de jogo.

Montoya alçou a bola na área, na direção de Marco Ruben, que se antecipou à marcação de Fred e esticou a perna para escorar para as redes. Marcelo Grohe chegou a tocar na bola, mas não conseguiu evitar o gol.

Não era o dia do goleiro gremista, que na manhã desta quinta-feira ficou fora da lista de Dunga para a Copa América do Centenário, apesar de ter sido presença constante nas últimas convocações da seleção brasileira.

Com a obrigação de marcar dois gols para se classificar, o Grêmio tentou reagir e criou uma boa chance aos 18, quando Giuliano recebeu cruzamento de Ramiro e cabeceou firme, obrigando o goleiro Sosa a se esticar todo para espalmar para escanteio.

- Humilhação -Não foi suficiente para abalar a confiança do time da casa, que foi mais uma vez cirúrgico aos 23, aproveitando outra falha do tricolor. O talentoso camisa 10 Franco Cervi, de 21 anos, saiu driblando na área, com direito a caneta cruel em Marcelo Hermes, que perdeu a cabeça e cometeu o pênalti.

Ruben cobrou com perfeição, no ângulo de Grohe, que pulou do lado certo, mas nada pôde fazer para evitar o segundo gol argentino.

O Grêmio acusou o golpe e a reação foi mais tímida, limitando-se a alguns lampejos de Luan. Aos 44, o jovem atacante cruzou fez boa jogada na esquerda e a bola sobrou para Hermes, que tentou se redimir, mas chutou para fora.

O tricolor até tentou pressionar no início do segundo tempo, mas perdeu qualquer esperança aos 12, quando Donatti fez 3 a 0 ao cabecear livre na área em cobrança de escanteio.

A humilhação só não foi maior porque o Rosario Central pecou na pontaria. Aos 27, Fred evitou o quarto gol ao salvar de cabeça em cima da linha.

Como em 2014, o Grêmio voltou a cair nas oitavas da Libertadores diante de um time argentino e deu adeus ao sonho do tri.

Há dois anos o carrasco tinha sido o San Lorenzo, que acabou conquistando seu primeiro título na competição, uma boa fonte de inspiração para os 'Canallas'.