Topo

Djoko bate Raonic e chega à semi em Roma; Nadal pega Murray

06/05/2016 18h52

Madri, 6 Mai 2016 (AFP) - O número um do mundo, Novak Djokovic, garantiu presença nas semifinais do Masters 1000 de Madri ao derrotar nesta sexta-feira o canadense Milos Raonic, décimo do ranking, por 6-3 e 6-4.

Djoko disputará uma vaga na decisão com o japonês Kei Nishikiri (N.6), que sofreu para derrotar o jovem australiano Nick Kyrgios em três sets, por 6-7 (6/8), 7-6 (7/1), 6-3, numa 'maratona' de 2 horas e 38 minutos.

O sérvio, que busca seu primeiro título do ano no saibro, depois de ser surpreendido pelo tcheco Jiri Vesely na estreia do torneio de Monte Carlo, não deu brechas a Raonic, defendendo de forma incrível até os golpes mais potentes do canadense.

Na outra semifinal, o ídolo da torcida local, Rafael Nadal (N.5), tentará dar o troco no britânico Andy Murray, que o derrotou na final do ano passado.

Nadal sofreu um 'apagão' no segundo set contra o português João Sousa (35º), mas acabou vencendo por 6-0, 4-6 e 6-3.

O 'Rei do Saibro' passeou em quadra no primeiro set contra João Sousa, que fechou com um 'pneu' (6-0) em 25 minutos, mas tudo começou a desandar quando a chuva apareceu, obrigando os organizadores a utilizar o teto retrátil.

As condições 'indoor' estavam mais favoráveis ao português, que jogou sob o olhar do compatriota Cristiano Ronaldo, astro do Real Madrid.

Sousa empatou a partida ao vencer o segundo set por 6-4 e o terceiro foi uma verdadeira batalha, que Nadal só venceu ao conseguir a quebra com uma dupla falta do adversário, depois de 2 horas e cinco minutos de jogo.

"Joguei bem no primeiro set, em alta intensidade, mas a partida ficou mais equilibrada depois da chuva porque a bola ficou mais pesada", analisou Nadal.

- Sensação americana eliminada -O espanhol terá que jogar com mais consistência contra Murray, que venceu de virada por 2-6, 6-4, 6-2 no último confronto entre os dois, há duas semanas, na semifinal do Masters 1000 de Monte Carlo.

"Vai ser uma partida muito difícil, vou ter que jogar no meu máximo se quiser ganhar", avisou Nadal.

Mais cedo, Murray garantiu sua vaga na semi ao superar com autoridade o tcheco Tomas Berdych (N.8) por 6-3, 6-2.

'Rafa', que vinha de um péssimo início de temporada, venceu o torneio do Principado e deu sequência na semana passada, em Barcelona, mostrando que está voltando ao seu melhor nível para brigar pelo décimo título em Roland Garros.

Na chave feminina, a eslovaca Dominika Cibulkova, 27ª do ranking, foi a primeira a se classificar para a final, acabando com o conto de fadas da jovem americana Louisa Chirico (130ª), de 19 anos, que massacrou por duplo 6-1.

Vice-campeão do Aberto da Austrália em 2014, Cibulkova decidirá o título com a romena Simona Halep (7ª), que virou a principal favorita do torneio com as eliminações das principais cabeças de chave.

Como Cibulkova, Halep garantiu sua vaga com facilidade, ao atropelar a australiana Samantha Stosur (23ª) por 6-2 e 6-1.

Resultados desta sexta-feira no torneio de Madri:

-Simples masculino (Quartas de final):

Novak Djokovic (SRV/N.1) x Milos Raonic (CAN/N.11) 6-3, 6-4

Kei Nishikori (JAP/N.6) x Nick Kyrgios (AUS) 6-7 (6/8), 7-6 (7/1), 6-3

Rafael Nadal (ESP/N.5) x Joao Sousa (POR) 6-0, 4-6, 6-3

Andy Murray (GBR/N.2) x Tomas Berdych (RTC/N.8) 6-3, 6-2

- Simples femenino (semifinales):

Dominika Cibulkova (SVQ) x Louisa Chirico (EUA) 6-1, 6-1

Simona Halep (ROM/N.6) x Samantha Stosur (AUS) 6-2, 6-1.