Topo

Manchester United anuncia contratação de Mourinho como treinador

Mourinho - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Imagem: Reprodução/Twitter

27/05/2016 07h24

Londres, 27 Mai 2016 (AFP) - O clube inglês de futebol Manchester United anunciou nesta sexta-feira a contratação do treinador português José Mourinho para as próximas três temporadas, com opção de uma quarta.

A chegada ao United do português coincidirá com a do espanhol Josep Guardiola ao clube vizinho, o Manchester City, o que permitirá viver um novo capítulo da rivalidade entre os dois treinadores mais populares das últimas décadas.

"José é simplesmente o melhor treinador de futebol hoje em dia", disse o vice-presidente-executivo do clube, Ed Woodward, em um comunicado, no qual o português de 53 anos comemorou o fato de chegar a um clube "conhecido e admirado em todo o mundo".

"Ganhou troféus e inspirou jogadores em vários países da Europa e, é claro, conhece muito bem a Premier League, que venceu três vezes", acrescentou Woodward, estimando que "seu histórico de êxitos é o ideal para levar o clube adiante".

"Sempre senti afinidade com Old Trafford; é o palco de grandes lembranças da minha carreira e sempre desfrutei da relação com os torcedores do United", acrescentou o treinador, que foi destituído em janeiro do Chelsea e que antes esteve no Real Madrid, na Inter de Milão e no Porto.

Desde que Alex Ferguson se retirou, há três temporadas, após mais de 20 anos à frente da equipe, o United ganhou apenas uma Copa com David Moyes, primeiro, e depois com o holandês Louis Van Gaal.

O anúncio não inclui o salário de Mourinho, mas a imprensa britânica informou que receberá 10 milhões de libras por cada temporada (14 milhões de dólares, 13 milhões de euros), o dobro do recebido pelo holandês Louis Van Gaal, que foi destituído na segunda-feira depois de vencer apenas uma Copa em duas temporadas à frente do clube mais rico da Inglaterra.

A imprensa também divulgou os prêmios de Mourinho, que serão de 5 milhões de libras (7,3 milhões de dólares, 6,5 milhões de euros) se classificar o United para a Champions League e de outros 2,5 milhões de libras (3,6 milhões de dólares, 3,2 milhões de euros) se vencer a liga.

Os três dias de negociações estiveram adornados com todo tipo de especulações sobre as possíveis contratações de Mourinho, cujas chegadas aos clubes costumam preceder uma revolução no quadro de jogadores.

O nome de mais destaque associado ao novo United é o atacante sueco Zlatan Ibrahimovic, que na quinta-feira afirmou ter escolhido há muito tempo sua nova equipe, depois de ficar livre do Paris Saint-Germain.

Perguntado se cogitava a possibilidade de trabalhar com Mourinho, Ibrahimovic lembrou sua boa relação quando ambos estavam na Inter de Milão.

"Passei momentos fantásticos quando trabalhei com ele (...) passamos pouco tempo juntos, mas houve momentos fantásticos. Se voltaremos a nos encontrar, não sei", acrescentou.