Topo

Jornal catalão: Messi afirma que não lê contratos que assina

Messi é investigado pela Justiça espanhola por sonegação fiscal - Reprodução
Messi é investigado pela Justiça espanhola por sonegação fiscal Imagem: Reprodução

30/05/2016 06h56

Barcelona, 30 Mai 2016 (AFP) - O craque argentino do Barcelona, Lionel Messi, que será julgado a partir de terça-feira por suposta fraude fiscal, afirmou à juíza de instrução do caso que não lê os contratos que assina, de acordo com o jornal El Periódico da Catalunha.

"Assinei as coisas, mas nunca olho os contratos. Não sei o que assino", teria declarado o jogador em setembro de 2013 à juíza de instrução do caso contra ele e seu pai, Jorge Horacio, por uma suposta fraude de 4,16 milhões de euros, segundo o jornal.

De acordo com o jornal de Barcelona, a magistrada exibiu vários contratos de patrocínio assinados por Messi que ele não conseguiu recordar.

"Nunca pensei no tema dinheiro. É algo que meu pai administra. E confio nele. Eu me dedico a jogar futebol", respondeu Messi.

O jogador e seu pai são acusados de organizar uma rede de empresas de fachada em Belize e no Uruguai, considerados paraísos fiscais na época, para ocultar o dinheiro recebido pelos direitos de imagem do jogador entre 2007 e 2009.

O julgamento começará na terça-feira na Audiência de Barcelona e deve prosseguir até 2 de junho, quando os dois acusados devem prestar depoimento. Como a pena solicita é inferior a dois anos de prisão, ambos só precisam comparecer no dia de sua declaração.

Como já fizeram em 2013, os Messi pretendem desvincular o craque do Barça e da seleção argentina da gestão de sua fortuna, atribuindo a responsabilidade a seu pai.

A promotoria aceitou esta versão e pediu o arquivamento do caso contra o jogador, mas a Advocacia do Estado, representante da Fazenda espanhola, decidiu manter a acusação.

Caso sejam declarados culpados, a Advocacia do Estado deseja para Messi e seu pai uma multa equivalente ao valor fraudado e 22 meses e meio de prisão. Como não possuem antecedentes judiciais, a princípio eles não teriam que cumprir esta eventual pena, de acordo com o código penal espanhol.