Topo

Muhammed Ali, seu último round sob os holofotes

LUCAS JACKSON/REUTERS
Imagem: LUCAS JACKSON/REUTERS

10/06/2016 18h21

Louisville, Estados Unidos, 10 Jun 2016 (AFP) - Milhares de pessoas se despediram nesta sexta-feira com gritos, cartazes e flores de Muhammad Ali, em um enorme cortejo fúnebre pelas ruas de sua cidade natal, Louisville (Kentucky), no coração de um país que o desprezou ou o idolatrou, de acordo com a época.

Durante mais de duas horas, o cortejo avançou pela cidade de 600.000 habitantes no sul dos Estados Unidos, onde nasceu o astro do boxe e defensor dos direitos civis falecido há uma semana, aos 74 anos.

Depois de ter crescido sob a segregação racial em uma cidade onde os locais eram proibidos para ele, era imperativo que fizesse ali seu último trajeto, tomando emprestadas as ruas batizadas com o nome que ele mesmo escolheu ao se converter ao Islã.

A procissão começou às 10h30 locais (11h30 de Brasília) e percorreu 30 km.

O cortejo passou em frente à casa onde cresceu, o Centro Ali, o Center for African American Heritage e pelo Boulevar Mohamed Ali, antes de chegar ao cemitério Cave Hill, onde será sepultado o boxeador.

Os presentes, em um ambiente festivo, aplaudiram, tiraram fotos e entonaram em uníssono o nome de Ali em uma manhã ensolarada de Lousville.

Para a última homenagem, Toya Johnson, uma mulher negra que reside no bairro onde Ali cresceu, ostentava uma camisa com seu retrato.

"Ele teria ficado contente em ver as pessoas reunidas como hoje, e é isso que estamos fazendo. Estou orgulhosa de estar aqui", declarou à AFP.

"Ele encarnava o espírito do bairro, os jovens sempre o tiveram como exemplo", acrescentou.

Conhecido tanto quanto o 'Happy Birthday'O enterro, na presença dos filhos de Ali, será restrito aos mais próximos. O ator Will Smith e os ex-campeões mundiais de boxe Lennox Lewis e Mike Tyson vão carregar o caixão junto a outras cinco pessoas no cemitério Cave Hill.

Neste vasto espaço verde também está enterrada Patty Hill, que escreveu a famosa música "Happy Birthday to You" (Parabéns para Você), conhecida no mundo inteiro. Será como um aceno à universalidade do lendário boxeador.

Will Smith encarnou Muhammad Ali no filme de Michael Mann "Ali" (2001), um papel que lhe valeu uma indicação ao Oscar de melhor ator.

Um "mecenas generoso", cujo nome não foi revelado, prometeu cobrir de pétalas de rosas vermelhas o caminho final até o túmulo.

Mas, na prática, quem será enterrado nesta sexta-feira em Louisville?

Será o pequeno Cassius Clay, revoltado pelo roubo de sua bicicleta? O gigante do ringue, derrubando pesos pesados nos combates do século? O adversário obstinado da guerra do Vietnã? O poeta que "voa como uma borboleta (e) pica como uma abelha"? O militante atraído pela visão radical de Malcom X? Ou ainda o pacífico humanista que pregava a tolerância religiosa?

A rigor, serão todos eles em apenas um homem.

"Prisioneiro de seu corpo"Destacar isso será a tarefa dos que, em algumas horas, pronunciarão os discursos fúnebres em homenagem a este personagem lendário, na última cerimônia de despedida.

O ex-presidente Bill Clinton será um dos oradores, assim como o comediante Billy Cristal. No auditório estarão presentes o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, e outras autoridades.

Distribuídos gratuitamente, os 15.000 ingressos a este evento se esgotaram em meia hora, provocando sua venda no mercado negro.

Uma vez encerrado o parênteses das últimas homenagens públicas, Louisville e seus 600.000 habitantes recuperarão a tranquilidade e a rotina.

"Meu herói estava prisioneiro de seu corpo", disse à AFP Fred Dillon, um taxista local, em alusão à doença de Parkinson com a qual Ali sofreu por três décadas. "Agora ele já pode voar como uma borboleta".