Topo

Puma aponta defeito de fabricação em camisas da seleção suíça

AFP PHOTO / FRANCK FIFE
Imagem: AFP PHOTO / FRANCK FIFE

20/06/2016 12h26

Puma, fabricante do uniforme da seleção de futebol da Suíça, informou nesta segunda-feira que um defeito de fabricação está por trás das várias camisas rasgadas durante a partida no domingo contra a França pela Eurocopa.

"Nossa análise da camisa suíça utilizada no jogo de domingo indica que foi utilizado um tecido cujos fios foram danificados durante o processo de produção, levando a uma fragilidade da peça final", anunciou a Puma em um comunicado, admitindo que no total sete camisas rasgaram durante a partida.

A fabricante alemã disse que o tecido em questão foi utilizado "apenas em um número limitado de camisas suíças" e que tal incidente "não se repetirá" depois de "ter verificado o inventário de todas as camisas de todas as equipes Puma".

As camisas, elaboradas com uma mistura de elastano e poliéster, foram fabricadas na Turquia, segundo o grupo.

Antes deste comunicado, a Puma havia enviado outro à AFP, no qual afirmava que "as nossas cinco equipes Puma (Áustria, Itália, República Checa, Eslováquia e Suíça) disputaram 10 jogos nesta Eurocopa sem que tivesse ocorrido qualquer problema".

Nesse texto, a marca com sede em Herzogenaurach (sudeste da Alemanha) informava que um grupo de especialistas estudava o material do qual foi feito as camisas.

Na noite de domingo, na partida entre França e Suíça, em Lille, as câmeras de televisão flagraram quatro jogadores suíços (Admir Mehmedi, Breel Embolo, Blerim Dzemaili e Granit Xhaka) trocando suas camisas no primeiro tempo.

Um incidente que custou inúmeras piadas nas redes sociais e que afeta a imagem do grupo num momento em que a marca tenta recuperar terreno neste mercado após anos de peregrinação no deserto.

Os próprios jogadores riram da situação: "Espero que Puma não fabrique preservativos", afirmou Xherdan Shaqiri à televisão suíça SRF.