Topo

Estreia da Bundesliga agita fim de semana no futebol europeu

25/08/2016 18h48

Paris, 25 Ago 2016 (AFP) - Por ter quatro rodadas a menos que os demais grandes campeonatos europeus, a Bundesliga alemã é a última a recomeçar, mas as férias acabam nesta sexta-feira, com o atual tetracampeão Bayern de Munique abrindo os trabalhos contra o Werder Bremen.

A elite alemã tem 18 times, contra 20 na Espanha, Inglaterra, França e Alemanha, por isso a competição tem 34 rodadas, e não 38, o que ajuda a aliviar o calendário, embora represente um desafio a mais para quem tenta se manter na elite.

As demais ligas ainda estão no início, com os jogadores longe de estar no auge da forma, mas o fim de semana já proporciona duelos interessantes, como Bilbao-Barcelona, Tottenham-Liverpool, ou Napoli-Milan ou Monaco-PSG.

Bayern abre o baile na AlemanhaComo é de praxe, o atual campeão tem a honra de ser o primeiro a entrar em campo na Bundesliga. Nesta sexta-feira, o adversário será o Werder Bremen, que só escapou do rebaixamento por ter derrotado o superado o Eintracht Frankfurt na repescagem.

Depois de três anos sob o comando de Pep Guardiola, hoje no Manchester City, o 'Rekordmeister' aposta agora no italiano Carlo Ancelotti para manter sua hegemonia em competições nacionais. O primeiro passo foi dado no dia 14 de agosto, com vitória por 2 a 0 sobre o Borussia Dormtund na Supercopa da Alemanha.

Além de manter seu poder de fogo ofensivo, com craques como Ribéry, Robben, Douglas Costa, Coman, Lewandowski ou Müller, O Bayern ganhou um grande reforço na retaguarda, com Mats Hummels, que reformará ao lado de Boateng a dupla de zaga titular da seleção alemã.

Com elenco totalmente reformulado Dortmund tentará ser a pedra no sapato dos bávaros. Os comandados de Thomas Tuchel estreiam no sábado, contra o Mainz, e apostam numa dupla de ataque campeã mundial, com Mario Götze, 'repatriado' do Bayern, e André Schürrle, contratado junto ao Wolfsburg.

Os 'Lobos' compensaram a saída do autor dos dois últimos gols do 7 a 1 ao trazer de volta à Alemanha o veterano Mario Gomez, além de manter o talentoso Julian Draxler. A estreia também será no sábado, no campo do Ausgburg.

Barça no inferno de San MamesDepois de estrear com goleada de 6 a 2 sobre o Betis, com três gols de Suárez e dois de Messi, o time catalão não pode esperar moleza neste domingo, no País Basco, contra o Athletic Bilbao.

A 'Catedral' de San Mames pode se transformar em inferno, já que os 'Leões' vão entrar mordidos, para se redimir da derrota por 2 a 1 para o Sporting Gijón. Há pouco mais de um ano, o Barça foi goleado por 4 a 0 no mesmo estádio e os bascos acabaram conquistando a Supercopa da Espanha.

Os times madrilenhos jogam no sábado, com o Real recebendo o Celta de Vigo e o Atlético visitando o recém-promovido Leganes.

Os 'colchoneros' buscam a primeira vitória na competição, depois do empate em 1 a 1 em casa com Alavés, outro time que acaba de voltar à elite.

O Leganes não pode ser subestimado. Na última segunda-feira, estreou com vitória por 1 a 0 sobre o Celta, na Galícia.

No domingo, o duelo entre Villarreal e Sevilla será um bom parâmetro para definir quais dos dois terá mais chances de brigar pela quarta vaga classificatória para a Liga dos Campeões, atrás dos favoritos Barça, Real e Atlético.

Times de Manchester querem manter 100%O duelo à distância entre Guardiola e Mourinho continua, com os dois times de Manchester em busca da terceira vitória em três jogos.

O City de Pep entra em campo no domingo, em jogo complicado contra o West Ham. Já o United e Mou visita no sábado o recém-promovido Hull City, que surpreendeu a todos ao manter 100% de aproveitamento nas duas primeiras rodadas.

Outro time com seis pontos, o Chelsea de Antonio Conte recebe o Burnley, que vem embalado depois da vitória por 2 a 0 sobre o Liverpool.

Os 'Reds' precisam reagir, mas a tarefa não será nada fácil. Na primeira partida da rodada, os comandados de Jurgen Klopp encaram o atual vice-campeão Tottenham, em White Hart Lane.

Duelo de 'novos ricos' na FrançaPraticamente imbatível em competições nacionais desde que foi comprado por um fundo de investimento do Catar, em 2011, o atual tetracampeão francês PSG terá seu primeiro grande teste da temporada no domingo, no campo do Monaco.

O time do Principado também teve sua era de contratações milionárias, mas teve que cortar investimentos por causa dos problemas financeiros do russo Dmitry Rybolovlev, que perdeu parte da fortuna depois de um divórcio complicado.

Um dos vestígios dessa época é o colombiano Falcao García. Comprado por 60 milhões de euros em 2013, o atacante está de volta depois de ser emprestado nas últimas temporadas ao Manchester United e ao Chelsea, sem conseguir vingar na Premier League, depois de sofrer uma grave lesão no joelho em 2014, quando ainda jogava no Monaco.

Na Itália, a atual pentacampeã Juventus também terá um duelo complicado, no sábado, no campo da Lazio.

Sem o artilheiro Higuaín, que venceu à Juve por 90 milhões de euros, o Napoli irá em busca da primeira vitória da temporada em casa, diante do Milan, que espera voltar a brigar pelo topo depois de duas temporadas desastrosas.

Principais jogos do fim de semana no futebol europeu:

--Campeonato Alemão (1ª rodada)

- Sexta-feira:

(15h30) Bayern de Munique - Werder Bremen

- Sábado:

(10h30) Borussia Dortmund - Mainz

Eintracht Frankfurt - Schalke 04

Augsburg - Wolfsburg

(13h30) B. Moenchengladbach - Bayer Leverkusen

- Domingo:

(10h30) Hertha Berlim - Freiburg

--Campeonato Inglês (3ª rodada)

- Sábado:

(08h30) Tottenham - Liverpool

(11h00) Leicester - Swansea City

Chelsea - Burnley

Watford - Arsenal

(13h30) Hull City - Manchester United

- Domingo:

(12h00) Manchester City - West Ham

--Campeonato Espanhol (2ª rodada)

- Sábado:

(15h15) Real Madrid - Celta Vigo

(17h15) Leganes - Atlético de Madri

- Domingo:

(15h15) Athletic Bilbao - Barcelona

(17h15) Villarreal - Sevilla

--Campeonato Francês (3ª rodada)

- Sexta-feira:

(15h45) Olympique de Marselha - Lorient

- Sábado:

(12h00) Dijon - Lyon

(15h00) Nice - Lille

- Domingo:

(10h00) Bordeaux - Nantes

(15h45) Monaco - Paris SG

--Campeonato Italiano (2ª rodada)

Resultados da 2ª rodada do Campeonato Italiano:

- Sábado:

(13h00) Lazio - Juventus

(15h45) Napoli - Milan

- Domingo:

(13h00) Inter - Palermo

(15h45) Cagliari - Roma.