Topo

Inglaterra sai do zero nas eliminatórias para Copa-2018; Gibraltar e Kosovo estreiam

03/09/2016 15h44

Paris, 3 Set 2016 (AFP) - As eliminatórias para a Copa do Mundo-2018 na Europa começam com promessa de emoção; a Inglaterra, humilhada na Euro-2016 ao ser derrotada nas oitavas pelo Islândia, precisa se reconstruir, enquanto Gibraltar e Kosovo participarão pela primeira vez da corrida por uma vaga mundialista.

Neste domingo a Inglaterra viaja à Eslováquia com todas as atenções voltadas para o banco de reserva, no qual estará o estreante técnico Sam Allardyce ocupando o cargo que sempre quis, segundo suas próprias palavras.

'Big Sam' costuma não medir palavras, o que lhe valeu alguns inimigos na carreira. Um deles é Arsene Wenger, técnico do Arsenal, contra o qual já afirmou: "Quanto mais conseguir irritá-lo, mais eu gosto".

Agora, num cargo que exige um alto nível de diplomacia, Allardyce terá que endireitar o caminho de uma geração que nunca chegou a fazer parte da elite do futebol internacional e evitar polêmicas, num país famoso pelos tabloides sensacionalistas.

O emblemático capitão inglês Wayne Rooney anunciou que se aposentará da seleção após a Copa do Mundo da Rússia-2018, mas primeiro a seleção dos 'Três Leões' terá que se classificar.

O goleiro titular da equipe Joe Hart, descartado por Pep Guardiola no Manchester City, encontrou refugio no Torino, anulando aparentemente o risco de perder a posição na seleção por inatividade.

A atual campeã do mundo, a Alemanha, iniciará neste domingo a defesa de sua coroa na Noruega, uma partida que promete ser uma das mais difíceis dessa primeira rodada de disputa das eliminatórias europeias.

- Estreiam Kosovo e Gibraltar -Autorizados a competir pelo direito de participar da Copa do Mundo pela primeira vez, o Kosovo estreia na competição na segunda-feira contra a Finlândia, enquanto Gibraltar encara a Grécia na terça.

As opções de classificação dos países são quase inexistentes. Por 13 vagas competem 54 seleções do Velho Continente. Os nove vencedores de cada grupo garantem classificação direta. Os oito melhores segundos colocados disputarão uma repescagem para duelar pelas quatro últimas vagas.

O Kosovo competirá no Grupo I com Croácia, Ucrânia, Turquia, Finlândia e Islândia, equipe sensação da última Eurocopa.

Gibraltar está no Grupo H ao lado de Bélgica Bósnia, Grécia, Estônia e Chipre. Em amistoso preparatório disputado na quarta-feira contra Portugal, atual campeão europeu, a pequena nação foi goleada por 5 a 0.

Normalmente, nenhum jogador que tenha competido com outra seleção pode mudar de camisa. Mas Kosovo, que foi recentemente aceito como membro da Fifa, ganhou o direito de convocar jogadores com raízes kosovares que tenham jogado pela Albânia, por exemplo.

"Acho que seremos capazes de superar a emoção de representar nosso país pela primeira vez quando entrarmos em campo", declarou Bernard Berisha, meia do Anzhi Makhatchkala, da Rússia.

- Portugal e França favoritos -Portugal, atual campeão da Euro-2016, e a França, vice, voltam a disputar a eliminatória continental nesta terça-feira.

Os 'Bleus' deixaram uma boa impressão neste semana em amistoso contra a Itália, uma vitória por 3 a 1. Antoine Griezmann adquiriu status de superestrela após terminar a Euro como artilheiro e melhor jogador, enquanto Paul Pogba se tornou o jogador mais caro da história do futebol, comprado pela Manchester United junto à Juventus por 120 milhões de euros.

Para buscar a classificação ao Mundial da Rússia-2018, os francês competirão no Grupo A contra Suécia, já sem Zlatan Ibrahimovic, Holanda, que não foi capaz de se classificar à Euro, e vários adversários do terceiro escalão do continente: Bulgária, Luxemburgo e Belarus, este último adversário desta terça.

Após meses de comemorações efusivas pela inédita conquista europeia, Portugal volta a campo sem o astro Cristiano Ronaldo, que ainda se recupera de lesão no joelho sofrida na final da Euro. O primeiro desafio não será fácil diante da Suíça na Basileia, num Grupo B que conta também com Andorra, Letônia, Ilhas Feroe e Hungria.

--Programação da 1ª rodada das eliminatórias europeias para a Copa do Mundo-2018:

Domingo

(13h00) San Marino - Azerbaidjão

Tajiquistão - Polônia

Dinamarca - Armênia

Lituânia - Eslovênia

Eslováquia - Inglaterra

(15h45) Malta - Escócia

Romênia - Montenegro

Noruega - Alemanha

República Tcheca - Irlanda do Norte

Segunda-feira

(13h00) Geórgia - Áustria

(15h45) Sérvia - Irlanda

Croácia - Turquia

Ucrânia - Islândia

Gales - Moldávia

Albânia - Macedônia

Israel - Itália

Finlândia - Kosovo

Espanha - Liechtenstein

Terça-feira

(15h45) Suécia - Holanda

Bulgária - Luxemburgo

Belarus - França

Suíça - Portugal

Ilhas Feroe - Hungria

Andorra - Letônia

Chipre - Bélgica

Bósnia - Estônia

(16h45) Gibraltar - Grécia.