Topo

Uruguai mantém liderança das eliminatórias e Chile se complica

06/10/2016 22h38

Montevidéu, 7 Out 2016 (AFP) - No duelo de extremos entre o primeiro e o último colocado, a seleção uruguaia fez o dever de casa ao vencer a Venezuela com autoridade por 3 a 0, nesta quinta-feira, em Montevidéu, mantendo-se isolada na liderança das eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2018.

Mais cedo, o Chile, atual bicampeão da Copa América, ficou numa situação delicada ao sofrer derrota contundente pelo mesmo placar de 3 a 0 para o Equador, na altitude de 2.850 m de Quito, e continua fora da zona de classificação.

Já a Colômbia se recuperou da derrota por 2 a 1 que sofreu para o Brasil e obteve uma valiosa vitória fora de casa sobre o Paraguai (1-0), com gol marcado nos acréscimos por Cardona, que entrou no segundo tempo e acabou decidindo a partida.

Com nove rodadas já disputadas, a metade do total, o Uruguai disparou na ponta, com 19 pontos, três de vantagem sobre Equador e Colômbia, quatro sobre Brasil e Argentina, que têm um jogo a menos.

O Chile ocupa apenas a sétima posição, com 11 pontos, sendo que apenas os quatro primeiros colocados garantem vaga direta para a Rússia, com o quinto tendo que disputar a repescagem.

No estádio Centenário de Montevidéu, a 'Celeste' mostrou seu poder de fogo, com ótima atuação da dupla Suárez-Cavani.

O primeiro passou em branco, mas foi decisivo, com ótimo cruzamento para Lodeiro, ex-meia do Botafogo e do Corinthians, que abriu o placar de 'peixinho', aos 29 minutos de jogo.

'Garçom de luxo', Suárez, que foi artilheiro da última edição do Campeonato Espanhol com o Barcelona, marcou apenas um gol nessas eliminatórias, mas já deu quatro assistências.

O Uruguai ampliou logo depois do intervalo, com golaço de Cavani depois de apenas quinze segundos de bola rolando no segundo tempo.

O atacante do Paris Saint-Germain repetiu a dose aos 34, na conclusão de um contra-ataque puxado por Carlos Sánchez. O meia arrancou pela direita e cruzou rasteiro, Suárez deixou passar, enganando a defesa, e 'El Matador' apareceu para selar o resultado.

- Baile equatoriano -Assim como a 'Celeste', o Equador também se impôs com facilidade em casa, mas o resultado foi mais surpreendente, já que o adversário era nada menos que o atual bicampeão continental.

Em Quito, o Chile mostrou muita fragilidade defensiva e virou presa fácil dos velozes atacante equatorianos, errando muito na saída de bola.

Foi assim que a seleção local abriu o placar, aos 18 minutos de jogo, em lance 100% Valencia.

Enner Valencia, do Everton, cruzou para Antonio Valencia, do Manchester United, que aproveitou cochilo da defesa chilena e soltou a bomba, sem chances para o goleiro Claudio Bravo, do Manchester City.

Sufocado nos 2.850 metros da capital equatoriana, o Chile mal teve tempo de respirar. Cinco minutos depois, Cristian Ramírez ampliou o marcador, ao pegar a sobra de uma furada da zaga visitante.

Com vantagem confortável, o Equador poderia até relaxar no segundo tempo, mas voltou com tudo depois do intervalo e fez 3 a 0 logo no primeiro minuto, com chute de fora da área de Caicedo, diante de uma defesa da 'Roja' mais uma vez totalmente apática.

As eliminatórias já chegaram à metade e os bicampeões sul-americanos precisam dar a volta por cima no segundo turno, para evitar ver a Rússia apenas na Copa das Confederações.

Já o Equador, que venceu seus quatro primeiros jogos, voltou a ganhar depois de três derrotas seguidas.

lg