Topo

Coritiba encara forte Atlético Nacional em busca de classificação na Copa Sul-Americana

25/10/2016 16h13

Medellín, Colômbia, 25 Out 2016 (AFP) - Esperança do Brasil na Copa Sul-Americana, ao lado da Chapecoense, o Coritiba viajou à Colômbia para enfrentar o forte Atlético Nacional, na partida de volta das quartas de final da competição.

A vontade do Coritiba de avançar na Copa Sul-Americana é grande, mas para isso terá que passar por desafios importantes, o primeiro deles a longa e cansativa viagem de mais de 15 horas até Medellin, local da partida.

Se não bastasse o cansaço, o 'Coxa', após o empate em 1 a 1 em casa, no Couto Pereira, precisará vencer por qualquer placar fora de casa um Atlético Nacional que é simplesmente o atual campeão da Copa Libertadores. Um empate por dois ou mais gols também valerá a vaga ao Coritiba. Se a partida terminar sem gol, os colombianos avançam.

Mesmo precisando de pelo menos um gol para avançar, o Coritiba certamente apostará no contra-ataque contra um Atlético Nacional acostumado a tomar as rédeas das partidas jogando em casa.

"Ainda nos restam 90 minutos e não vamos atacar como loucos em busca do gol. Estes jogos são decididos nos detalhes, então é preciso estar concentrado e ter muita tranquilidade", admitiu o volante venezuelano do 'Coxa' Cesar González.

Para o duelo contra o time colombiano, o Coritiba não poderá contar com o zagueiro paraguaio Nery Bareiro, vetado por desconforto muscular, que deverá ser substituído por Walisson Maia.

No ataque, o atacante Kleber 'Gladiador', que não jogou a partida de ida e foi expulso no domingo no empate em 1 a 1 com o Fluminense, pelo Campeonato Brasileiro, estará à disposição.

- Atlético com cabeça no Japão -Por outro lado, o Coritiba poderia se beneficiar de uma certa falta de foco do Atlético Nacional, que se prepara para viajar ao Japão para disputar o Mundial de Clubes da Fifa com campeão sul-americano.

A equipe colombiana, porém, deverá contar com o apoio de cerca de 40.000 torcedores no estádio Atanasio Girardot de Medellin, que promete se tornar um verdadeiro caldeirão.

O técnico do Atlético Nacional, Reinaldo Rueda, afirmou à imprensa local que não pretende desistir do título da Copa Sul-Americana, mas admitiu que o grande objetivo do fim de temporada é "estar bem em dezembro para chegar à final do Mundial de Clubes".

Rueda também elogiou o Coritiba, afirmando ser "um adversário que já mostrou nas fases anteriores, eliminando o Belgrano (na Argentina) que é capaz de reverter situações desfavoráveis".

Para o confronto contra o 'Coxa', o Atlético não poderá contar com o zagueiro Francisco Nájera, expulso no Couto Pereira, nem com o habilidoso lateral Daniel Bocanegra, que sofreu grave lesão na perna esquerda.

Jogando em casa, porém, a confiança do atual campeão da Libertadores de buscar a classificação é enorme.

"Temos que sair e impor nosso futebol da mesma maneira que fizemos jogando no Brasil", garantiu o volante Matheus Uribe.

O vencedor do confronto entre Coritiba e Atlético Nacional enfrenta nas semifinais da Copa Sul-Americana o paraguaio Cerro Porteño ou o também colombiano Independiente Medellin.

A partida será apitada pelo trio peruano formado pelo árbitro Víctor Carillo e os assistentes Jonny Bossio e Coty Carrera.

- Prováveis escalações:

Atlético Nacional: Franco Armani - Gilberto García, Felipe Aguilar, Alexis Henríquez, Farid Díaz - Diego Arias, Mateus Uribe, Orlando Berrío, Macnelly Torres, Alejandro Guerra - Miguel Borja. T: Reinaldo Rueda

Coritiba: Wilson - César Benítez, Walisson Maia, Luccas Claro, Juninho - João Paulo, Edinho, Juan, Raphael Veiga - Leandro e Kazim. T: Paulo César Carpegiani.