Topo

Fim da maldição: Chicago Cubs vence título da MLB após jejum de 108 anos

Jason Miller/Getty Images/AFP
Imagem: Jason Miller/Getty Images/AFP

03/11/2016 06h01

Em uma partida tensa, que exigiu uma décima entrada e participação decisiva de Ben Zobrist, o Chicago Cubs venceu na noite de quarta-feira o Cleveland Indians por 8x7 e conquistou o título da World Series, encerrando um jejum de 108 anos.

Esta era a seca mais longa de título de uma equipe dos esportes profissionais nos Estados Unidos. E a conquista veio de forma épica, já que a equipe de Chicago estava em desvantagem de 3-1 na grande final do beisebol americano, mas conseguiu reverter o playoff decisivo para 4-3, com as duas últimas vitírias na casa do adversário.

Após a longa espera de 108 anos, a cidade de Chicago explodiu em uma comemoração eufórica.

Comemoração do Chicago Cubs - Tasos Katopodis/AFP - Tasos Katopodis/AFP
Imagem: Tasos Katopodis/AFP

As ruas ao redor do estádio dos Cubs, Wrigley Field, foram tomadas por milhares de torcedores, uma festa com direito a muitos fogos de artifício. As buzinas dos carros eram ouvidas por toda a cidade, que virou um grande cenário de festa.

Os Cubs se unem ao New York Yankees (1958), Detroit Tigers (1968), Pittsburgh Pirates (1979) e Kansas City Royals (1985) como as únicas equipes a reverter um 3-1 na World Series.

O título histórico acaba com a "Maldição da Cabra". De acordo com a torcida, em 1945 um imigrante grego chamado Billy Sianis compareceu com sua cabra de estimação a uma partida da World Series. O cheiro do animal incomodou os outros torcedores, que pediram a expulsão da dupla do estádio Wrigley Field.

Após o constragimento, Sianis teria lançado uma praga contra o time ao afirmar que o Chicago Cubs nunca voltaria a ganhar nada pela ofensa a sua cabra.

Este é o terceiro título da World Series dos Cubs, após as conquistas de 1907 e 1908.

Ben Zobrist foi escolhido MVP (Jogador Mais Valioso) das finais.