Topo

Papa recebe seleção alemã e destaca "espírito de equipe" dos campeões

Reuters
Imagem: Reuters

14/11/2016 10h11

Os jogadores da seleção de futebol da Alemanha, que enfrentarão a Itália em um amistoso na terça-feira em Milão, foram recebidos nesta segunda-feira no Vaticano pelo papa Francisco, que os convidou a assumir sua responsabilidade com os jovens que os consideram "referências".

Os alemães foram recebidos em uma audiência privada pelo pontífice, que recebeu de presente uma camisa autografada. Francisco citou a "responsabilidade além dos gramados, sobretudo em relação aos jovens que geralmente os tomam como referências".

O papa argentino, grande fã de futebol, mencionou o "espírito de equipe" dos jogadores alemães. O país conquistou a última Copa do Mundo, disputada no Brasil. 

"Estou feliz em saudar os atuais campeões do mundo do futebol aqui no Vaticano. Eu ouvi muito que as vitórias de vocês são vitórias da equipe. Por isso, a "Mannschaft" [equipe, em alemão] virou uma definição comum de seu grupo", completou Francisco.

O técnico Joachim Low disse que se sentia privilegiado pelo encontro."Esta audiência é para cada jogador e para nós uma oportunidade extraordinária", disse.

Papa Francisco com Joachim Low - Markus Gilliar/AFP - Markus Gilliar/AFP
Imagem: Markus Gilliar/AFP
O coordenador técnico da seleção alemã, Oliver Bierhoff, informou que todos os jogadores, incluindo os muçulmanos como Gundogan e Mustafi, compareceriam à recepção.

"Os jogadores têm uma mentalidade aberta. Uma visita ao Vaticano não está ligada necessariamente à fé ou a pertencer a uma religião", disse Bierhoff.