Topo

Barça-Real: "Sonho" para Zidane, "bela partida" para Luis Enrique

02/12/2016 16h28

Madri/Barcelone, 2 dez 2016 (AFP) - Disputar um Barça-Real é "um sonho para todos os jogadores", afirmou nesta sexta-feira o técnico 'merengue', Zinedine Zidane, na véspera do clássico espanhol de sábado, no Camp Nou, onde o treinador do Barça, Luis Enrique, prevê "uma bela partida".

- O que é o 'Clásico' para você?

Zinédine Zidane: "É um sonho para todos os jogadores poder jogar um clássico. Isso acontece normalmente só duas vezes por ano. São partidas que os jogadores querem jogar. Para mim, como técnico, é a mesma coisa, para minha comissão também, para os torcedores também".

Luis Enrique: "Isso não me impede de dormir. Não é meu primeiro clássico e sei que é uma bela partida, que envolve muita expectativa. Mas controlar as emoções é fundamental, porque se não faço isso, não posso pedir aos meus jogadores para fazerem o mesmo".

- Entre Real (1º, 33 pontos) e Barcelona (2º, 27 pontos), qual equipe tem mais a perder?

Z.Z: "Nós vamos lá para jogar futebol e tentar ganhar a partida, como sempre. Não importa o que acontecer. Nunca ficamos fazendo cálculos, porque isso não adianta. Temos 90 minutos para fazer uma boa partida, ponto final".

L.E: "O Real chega a este jogo com a possibilidade de abrir uma vantagem muito grande para eles, mas não será determinante para o título".

- Quem é o favorito? O Barça em casa, ou o Real, com sua impressionante série invicta de 32 jogos consecutivos?

Z.Z.: "Não há favorito claro, é 50% de chance para cada lado, como sempre. E não gosto muito de tudo que estão dizendo de nós".

L.E."Para mim isso não importa, que cada pessoa diga o que quiser. Tendo em vista o fato de que jogamos em casa, não me interessa se temos 100 pontos a menos, ou 25 ou 1. Vai ser uma bela partida e é preciso que desfrutemos do jogo e que o público se divirta".

- Qual estilo de jogo espera ver do adversário?

Z.Z.: Vamos enfrentar uma equipe de campeões e os campeões são sempre bons em jogos importantes. Fomos lá (Camp Nou) em abril (vitória por 2-1) bem fechadinhos e vamos ter que fazer isso de novo, tendo em vista a força do adversário".

L.E.: "A princípio, vamos ver em campo o mesmo Real Madrid desde a chegada de Zidane. É uma equipe muito bem organizada defensivamente, que não precisa da bola para jogar, porque cria muitas chances nas transições ofensivas e na bola parada. Eles têm uma qualidade individual inquestionável, com jogadores de alto nível".

- Os atacantes rivais assustam?

Z.Z.: "Sabemos o jogador que é (Lionel) Messi, ele faz parte dos melhores do mundo e vamos ter uma atenção especial com ele. Na nossa equipe, Cristiano Ronaldo é muito importante. Sua energia é muito grande e fico muito feliz de vê-lo tão motivado em ganhar títulos. Ele ganhou tudo nesta temporada, mas ainda quer mais".

L.E.: "Isso não me preocupa, porque as soluções no campo não dependem do adversário, mas sim de nós mesmos".

- O Quanto você confia em sua equipe?

Z.Z.: "Eu tenho jogadores excepcionais. Não é só o fato de serem jogadores de grande qualidade, são também profissionais no trabalho. Tenho muita sorte de ter profissionais como estes".

L.E.: "Há boas equipes, mas nenhuma é melhor do que a nossa, é isso que me deixa otimista. No meu cargo, ou a gente é otimista, ou a gente se joga pela janela. Tento aproveitar ao máximo o dia a dia".

Respostas colhidas em coletiva de imprensa.

jed-kca/lrb/am