Topo

Real sai em defesa de CR7 e pede respeito ao jogador em polêmica com Fisco

Steven Governo/AP
Imagem: Steven Governo/AP

06/12/2016 21h35

Madri, 6 dez 2016 (AFP) - O Real Madrid saiu em defesa da sua maior estrela, o português Cristiano Ronaldo, acusado de sonegar impostos na investigação 'Football Leaks'.

Em nota oficial divulgada nesta terça-feira, o clube 'merengue' "exige o maior respeito para um jogador como Cristiano Ronaldo, cujo comportamento tem sido absolutamente exemplar em toda sua trajetória".

O Real lembra que o craque tornou público um certificado emitido pela Agência Tributária que, de acordo com o clube, comprova que "cumpriu suas obrigações fiscais".

Esse certificado foi divulgado recentemente pela Gesfifute, empresa do agente do jogador, Jorge Mendes, para rebater as acusações do consórcio de 12 veículos de mídia europeus que se juntaram para a investigação 'Football Leaks'.

De acordo com o grupo, com base em documento vazados obtidos pela revista alemã Der Spiegel, CR7 teria "camuflado 150 milhões de euros em paraísos fiscais, na Suíça e nas Ilhas Virgens Britânicas", beneficiando-se de "um sistema elaborado por seu empresário, Jorge Mendes".

Mais cedo, a própria Gestifute também saiu em defesa do técnico José Mourinho, que treinou o Real Madrid de 2010 a 2013 e comanda hoje o Manchester United.

A empresa alega que 'Mou' pagava impostos correspondentes a "mais de 41%" da sua remuneração e garante em um comunicado divulgado nesta terça-feira que "o governo espanhol, através das suas autoridades fiscais, certificou-se de que o treinador estava em dia nas suas obrigações".

De acordo com o consórcio, Mourinho teria "dissimulado 12 milhões de euros da Receita, colocando o dinheiro em uma conta na suíça de uma empresa com registro nas Ilhas Virgens Britânicas".