Topo

Napoli e Benfica nas oitavas da Champions; PSG deixa escapar a liderança

06/12/2016 20h53

Paris, 6 dez 2016 (AFP) - O Napoli e o Benfica garantiram duas das últimas quatro vagas ainda em jogo na última rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões, nesta terça-feira, enquanto o Paris Saint-Germain deixou o Arsenal terminar em primeiro lugar do grupo A ao tropeçar em casa diante do modesto Ludogorets (2-2).

No estádio da Luz de Lisboa, o time napolitano derrotou os Encarnados por 2 a 1, mas ambas as equipes acabaram se classificando, com a goleada de 6 a 0 sofrida pelo Besiktas na Ucrânia, diante do já eliminado Dínamo de Kiev.

Elas se juntaram a Arsenal, Atlético de Madri, Barcelona, Bayer Leverkusen, Bayern de Munique, Borussia Dortmund, Juventus, Leicester, Manchester City, Monaco, Paris SG e Real Madrid.

As duas últimas vagas serão definidas na quarta-feira, com Lyon e Sevilla fazendo 'final' no grupo H e Porto lutando à distância com Copenhague na chave G.

Em duelos Espanha-Alemanha que serviram apenas para cumprir tabela, o Barcelona goleou o Borussia Moenchengladbach por 4 a 0, com 'Hat Trick' do turco Arda Turan, enquanto o Bayern de Munique conseguiu sua revanche sobre o Atlético de Madri (1-0), impedindo os 'colchoneros' de encerrar a fase de grupos com 100% de aproveitamento.

- Grupo A: PSG entrega o ouro -Parecia mera formalidade: bastava ao time da capital francesa vencer o Ludogorets em casa para garantir o primeiro lugar da chave.

O problema é que os parisienses já não andavam bem das pernas, depois de sofrer no sábado a pior derrota em cinco anos, diante do Montpellier.

No Parque dos Príncipes, Virgil Misidjan abriu o placar para os búlgaros aos 15 minutos de jogo, o uruguaio Cavani empatou com um uma bicicleta espetacular aos 16 da etapa final, mas o brasileiro Wanderson calou a torcida ao colocar os búlgaros novamente na frente aos 24.

O argentino Di María evitou a derrota parisiense nos acréscimos, mas não foi suficiente para recuperar a liderança.

O primeiro lugar veio de bandeja para o Arsenal, que goleou o Basel por 4 a 1, com 'Hat Trick' do espanhol Lucas Pérez, que aproveitou uma das poucas chances como titular

- Grupo B: Ajuda ucraniana para o Benfica -Derrotado por 2 a 1 pelo Napoli em pleno estádio da Luz, o time português acabou se salvando graças ao tropeço do Besiktas na Ucrânia.

Na verdade, foi muito mais que um tropeço, uma verdadeira queda livre do penhasco, em partida que terminou com dois a menos em campo.

O Besiktas estava em posição favorável, precisando apenas de uma vitória simples sobre o já eliminado Dínamo Kiev, mas foi prejudicado pela expulsão polêmica do zagueiro alemão Andreas Beck aos 28 minutos de jogo.

Levou quatro gols ainda no primeiro tempo e outros dois depois de outra expulsão, do camaronês Vincent Aboubacar. Coube ao brasileiro Júnior Moraes anotar o sexto, logo depois de entrar em campo.

Em Lisboa, outro jogador que saiu do banco fez a diferença, o belga Dries Mertens, anotando o segundo gol do Napoli, depois de Callejón abrir o marcador, garantindo o primeiro lugar para o time italiano.

-Grupo C: Turan em dia de MessiQuando o craque argentino abriu o placar contra o Gladbach, dois recordes do seu grande rival Cristiano Ronaldo ficaram ameaçados.

'La Pulga' precisava apenas marcar mais um gol para igualar os 11 do português em uma fase de grupos. Se anotasse mais três, alcançaria CR7 na artilharia histórica do torneio, com 96.

Os três gols saíram, mas foram marcados por Arda Turan, que aproveitou a ausência de Neymar, suspenso, para calar os críticos no Camp Nou.

Na outra partida do grupo, o Manchester City não passou do empate em 1 a 1 com o Celtic na Escócia.

De qualquer forma, as posições do grupo já estavam definidas antes de a bola rolar, com o Barça em primeiro, os 'Citizens' em segundo e o Gladbach em terceiro, garantindo a vaga no mata-mata da Liga Europa.

-Grupo D: Bayern dá o troco Um golaço de falta do polonês Robert Lewandowski acabou com o sonho do Atlético de Madri de se tornar a sétima equipe da história a encerrar a fase de grupos com 100% de aproveitamento.

Um alento para o torcedor 'colchonero': das seis equipes que conseguiram a campanha perfeita na fase de grupos da Champions, nenhuma acabou levantando a 'Taça Orelhuda'.

Para o Bayern, a vitória não mudou nada na tabela, já que o Atlético já tinha garantido no primeiro lugar na rodada anterior, mas teve sabor de revanche, devolvendo o placar da derrota sofrida no dia 28 de setembro, em Madri.

Na outra partida da chave, o Rostov segurou o empate sem gols com o PSV Eindhoven, na Holanda, e garantiu a vaga na Liga Europa ao ficar em terceiro.

--Times classificados para as oitavas de final (14)

. 1ª colocado: Arsenal (ING), Napoli (ITA), Barcelona (ESP), Atlético de Madri (ESP), Monaco (FRA), Leicester (ING)

. 2º colocado: Paris SG (FRA), Benfica (POR), Manchester City (ING), Bayern de Munique (ALE), Bayer Leverkusen (ALE)

. Classificados com lugares ainda indefinidos: Borussia Dortmund (ALE), Real Madrid (ESP), Juventus (ITA)

--Times classificados para o mata-mata da Liga Europa, por terminarem em terceiro lugar de suas chaves (4): Ludogorets Razgrad (BUL), Besiktas (TUR), Borussia Monchengladbach (ALE), Rostov (RUS)

--Times eliminados de todas as competições europeias (6): Basel (SUI), Dínamo Kiev (UCR), Celtic Glasgow (SCO), PSV Eindhoven (HOL), Brugge (BEL), Dínamo Zagreb (CRO)

lg