Topo

Porto e Sevilla ficam com últimas vagas nas oitavas da Champions; Real é 2º

07/12/2016 21h06

Paris, 7 dez 2016 (AFP) - Porto e Sevilla garantiram nesta quarta-feira as últimas duas vagas em jogo às oitavas de final da Liga dos Campeões, enquanto o já classificado Real Madrid empatou em casa com o Borussia Dormtund (2-2) e teve que se contentar com o segundo lugar de seu grupo.

A classificação do Porto veio com sonora goleada por 5 a 0 sobre o desmotivado Leicester, que já tinha garantido o primeiro lugar da chave, enquanto o Sevilla precisou segurar o ímpeto do Lyon na França (0-0), onde uma vitória por dois gols de diferença daria a vaga ao clube francês.

Porto e Sevilla se juntaram assim a Arsenal, Atlético de Madri, Barcelona, Bayer Leverkusen, Bayern de Munique, Borussia Dortmund, Juventus, Leicester, Manchester City, Monaco, Paris SG e Real Madrid nas oitavas de final.

Apesar do tropeço diante do Borussia Dortmund nesta quarta-feira, o inesperado segundo lugar do Real Madrid não significará automaticamente um adversário de peso nas oitavas de final da Champions para o atual campeão europeu.

Como as regras impossibilitam a dois clubes de um mesmo grupo ou de um mesmo país se enfrentarem nas oitavas, o atual campeão europeu poderá encarar na próxima fase Napoli, Benfica, Leicester ou Monaco, que não devem assustar Cristiano Ronaldo e companhia. Se derem azar no sorteio, porém, os 'merengues' darão de cara com Arsenal ou Juventus.

Por outro lado, o Barcelona, primeiro de seu grupo, enfrentará PSG, Benfica, Bayern de Munique ou Bayer Leverkusen por uma vaga nas quartas.

- Grupo E: Tottenham fica com vaga na Liga Europa -Uma das grandes decepções desta fase de grupos da Liga dos Campeões, o Tottenham, sem chances de se classificar às oitavas de final, precisava de um último esforço na competição para não voltar de mãos abanando para casa.

Enfrentando o adversário direto pela terceira colocação da chave, os 'Spurs' finalmente mostraram sua força jogando em casa, vencendo de virada por 3 a 1 o CSKA de Moscou, com Dele Alli empatando a partida e provocando o gol contra do goleiro Akinfeev. Harry Kane marcou o segundo.

Com a vitória, o clube londrino garantiu a terceira colocação do grupo, que lhe vale uma importante classificação à segunda fase da Liga Europa, enquanto os russos, lanterninhas da chave, foram eliminados de todas as competições continentais.

Na outra partida da chave entre os já classificados Bayer Leverkusen e Monaco, o clube alemão levou a melhor, vencendo com facilidade por 3 a 0, gols de Yurchenko, Brandt e De Sanctis (contra).

Apesar da derrota, o Monaco já tinha garantido a primeira colocação da chave, se dando ao luxo de poupar diversos jogadores.

- Grupo F: Borussia deixa Real em 2º -O Real Madrid tinha tudo encaminhado para garantir a primeira colocação do grupo no confronto direto contra o Borussia, depois de abrir 2 a 0, com dois gols de Karim Benzema, antes de Pierre-Emerick Aubameyang diminuir para o clube alemão.

Assim como já havia acontecido no primeiro duelo entre os dois favoritos do grupo F, porém, o Borussia foi buscar o empate a dois minutos do apito final, graças a Marco Reus que saiu do banco, recolocando o time alemão na liderança do grupo.

Enquanto Real e Borussia dominavam os holofotes, o pequeno Légia Varsóvia vencia por 1 a 0 o Sporting com gol do brasileiro Guilherme, um resultado que colocou o time polonês na Liga Europa.

- Grupo G: Porto atropela e avança -Com o líder Leicester já classificado em primeiro, o grupo G tinha uma vaga nas oitavas e final a ser definida na última rodada e ela ficou com o Porto, que não quis saber de suspense ao golear por 5 a 0 o atual campeão inglês no Estádio do Dragão.

André Silva (duas vezes), Jesús Corona, Yacine Brahimi e Diogo Jota marcaram os gols da classificação do Porto, aproveitando o 'mistão' colocado em campo pelo técnico do Leicester, Claudio Ranieri, para vencer com facilidade e se manter à frente do Copenhague na tabela.

Os dinamarqueses fizeram o dever de casa, superando o lanterninha Brugge por 2 a 0 para somar 9 pontos no grupo, mas se mantiveram a dois pontos de distância do Porto e, consequentemente, da classificação ao mata-mata da Champions. De consolo, somente a vaga na Liga Europa.

- Grupo H: Sevilla segura empate e vai ao mata-mata -Com a vantagem de poder empatar ou até perder por um gol para avançar à próxima fase, o Sevilla segurou o ímpeto do Lyon, concorrente direto pela vaga nas oitavas, empatou em 0 a 0 na França e se junto à Juventus no mata-mata da Liga dos Campeões.

Enquanto isso, em Turim, a já classificada Juventus, que corria o risco de perder a primeira colocação da chave em caso de tropeço diante do lanterninha Dínamo Zagreb e vitória do Sevilla, superou sem sustos o time ucraniano, vencendo por 2 a 0, com gols de Higuaín e de Rugani.

A 'Velha Senhora' terminou a fase de grupos na primeira colocação com 14 pontos, três a mais que os andaluzes. Já o Lyon, terceiro com 8 pontos, terá que se contentar em disputar a Liga Europa.

--Times classificados para as oitavas de final (16)

. 1ª colocado: Arsenal (ING), Napoli (ITA), Barcelona (ESP), Atlético de Madri (ESP), Monaco (FRA), Leicester (ING), Borussia Dortmund (ALE), Juventus (ITA)

. 2º colocado: Paris SG (FRA), Benfica (POR), Manchester City (ING), Bayern de Munique (ALE), Bayer Leverkusen (ALE), Real Madrid (ESP), Sevilla (ESP).

--Times classificados para o mata-mata da Liga Europa, por terminarem em terceiro lugar de suas chaves (8): Ludogorets Razgrad (BUL), Besiktas (TUR), Borussia Monchengladbach (ALE), Rostov (RUS), Tottenham (ING), Légia Varsóvia (POL), Copenhague (DIN), Lyon (FRA).

--Times eliminados de todas as competições europeias (8): Basel (SUI), Dínamo Kiev (UCR), Celtic Glasgow (SCO), PSV Eindhoven (HOL), Brugge (BEL), Dínamo Zagreb (CRO), CSKA Moscou (RUS), Sporting (POR).