Topo

Brasil é 1º classificado à Copa do Mundo da Rússia-2018

29/03/2017 01h37

Lima, 29 Mar 2017 (AFP) - O Brasil se tornou a primeira seleção a garantir classificação à Copa do Mundo-2018 pelas eliminatórias, se juntando na competição do ano que vem à anfitriã Rússia, graças à vitória por 3 a 0 sobre o Paraguai e à derrota do Uruguai por 2 a 1 para o Peru, nesta terça-feira.

A seleção de Neymar e companhia precisava vencer seu jogo contra os paraguaios e torcer por uma série de resultados para se tornar a primeira equipe a garantir uma vaga na Rússia, o que acabou acontecendo.

Além da vitória brasileira sobre o Paraguai, a 14ª rodada das eliminatórias sul-americanas viu a Colômbia (2ª, 24 pts) vencer o Equador (6º, 20 pts) por 2 a 1, o Peru (7º, 18 pts) superar o Uruguai (3º, 23 pts) pelo mesmo placar e a Argentina (5ª, 22 pts) ser derrotada pela Bolívia, resultados que a seleção precisava para garantir matematicamente a vaga na Rússia.

Com 33 pontos, o Brasil soma agora 10 pontos de vantagem sobre o Uruguai (3º) e 11 sobre a Argentina (5ª), a quatro rodadas para o fim das eliminatórias. Como as duas rivais se enfrentam na próxima rodada, no dia 31 de agosto, uma das duas não poderá mais alcançar na tabela a seleção de Tite, que garante assim terminar entre os quatro primeiros colocados.

O feito é impressionante. Quando Tite assumiu o cargo, em junho de 2016, após uma era Dunga de resultados e futebol medíocre, o Brasil estava na 6ª colocação das eliminatórias, fora da zona de classificação à Copa do Mundo. Com o novo treinador, a seleção acumulou oito vitórias seguidas, um recorde, e se isolou no topo da tabela com enorme vantagem sobre os rivais diretos.

am