Topo

Clube turco anuncia contratação de Leonardo, que vai treinar Eto'o

Leonardo concede entrevista durante evento promovido por Zico em março - Arthur Toledo / Divulgação Millagro
Leonardo concede entrevista durante evento promovido por Zico em março Imagem: Arthur Toledo / Divulgação Millagro

28/09/2017 07h05

O ex-jogador brasileiro Leonardo, campeão do mundo com a seleção em 1994 e ex-diretor esportivo do Paris Saint-Germain, é o novo técnico do clube turco Antalyaspor, com o qual assinou contrato por duas temporadas. Na equipe, ele vai treinar Samuel Eto'o, um dos destaques do time.

"Ao fim das negociações com o treinador brasileiro Leonardo Nascimento de Araújo chegamos a um acordo e assinamos contrato de dois anos", diz comunicado publicado no site do Antalyaspor.

O clube da primeira divisão tem em seu elenco, além de Eto'o, os franceses Jeremy Menez e Samir Nasri e o volante brasileiro Sandro.

Leonardo substitui Riza Calimbay, que foi demitido após início ruim de temporada.

O Antalyaspor está em 13º lugar no campeonato turco, com uma vitória, três empates e duas derrotas, está a dez pontos do líder Galatasaray.

Apesar da vivência no mundo do futebol, Leonardo tem pouca experiência como treinador.

Depois de grande carreira como jogador, com passagens por Flamengo, São Paulo, Valencia, PSG, Milan, além do Kashima Antlers, o brasileiro foi técnico por apenas duas temporadas em dois clubes: Milan (2009/2010) e Internazionale de Milão (2010/2011).

A primeira experiência não teve o resultado esperado, e a segunda foi mais convincente, mas se viu interrompida quando o PSG, que passou ao comando de investidores do Catar, o contratou como diretor esportivo.

Leonardo estava afastado do futebol desde que empurrou um árbitro ao fim da temporada 2012/2013, quando era diretor esportivo do PSG.

Apesar do gesto, o brasileiro deixou saudade entre os torcedores parisienses depois que convenceu jogadores importantes, começando por Zlatan Ibrahimovic e Thiago Silva, e talentos promissores, como Marco Verratti ou Marquinhos, a jogarem no clube da capital francesa.