Topo

Halep e Wozniacki vão à final e brigam por topo do ranking e 1º Grand Slam

Caroline Wozniacki - Thomas Peter/Reuters
Caroline Wozniacki Imagem: Thomas Peter/Reuters

25/01/2018 07h10

 A romena Simona Halep, líder do ranking mundial, e a dinamarquesa Caroline Wozniacki, segunda colocada na classificação da WTA, se classificaram nesta quinta-feira para a final do Aberto da Austrália. Com isso, além do título de Grand Slam, inédito na carreira das duas, a vencedora ainda sairá como líder do ranking que será divulgado na próxima segunda-feira.

Nas semifinais do Grand Slam disputado em Melbourne, Halep, 26 anos, derrotou a alemã Angelique Kerber, 16ª do mundo, em uma batalha de três sets, com parciais de 6/3, 4/6 e 9/7, depois de salvar dois match points.

No décimo game do terceiro set, Halep desperdiçou, durante o seu saque, duas chances de definir a partida em 6/4.

"Foi muito duro, ainda estou tremendo. Disputar duas partidas como esta, no mesmo torneio, não é fácil", declarou a tenista romena.

Na terceira rodada, Halep salvou três match points e derrotou a americana Lauren Davis por 15 a 13 no terceiro set, em uma maratona de mais 3h40 de jogo. Apenas a terceira e decisiva parcial durou mais de 2h20.

Se a romena voltou a sobreviver em uma maratona, Wozniacki teve mais facilidade para ir à final. Nesta quinta-feira, ela superou a belga Elise Mertens, 37ª do mundo, por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 7/6 (7-2).

A final será a oportunidade para as duas tenistas conquistarem pela primeira vez um torneio Grand Slam.

Cada uma disputou duas finais de Grand Slam na carreira.

Halep perdeu as finais de Roland Garros em 2014 e 2017, enquanto Wozniacki foi derrotada nas decisões do Aberto dos Estados Unidos em 2009 e 2014.

A vencedora da final, que será disputada no sábado, vai liderar o ranking da WTA a partir de segunda-feira.

Clique aqui e veja todos os resultados da rodada.