Topo

Uefa abre processo disciplinar contra Neymar por 'insultos' na Champions

Lesionado, brasileiro se irritou com arbitragem na derrota do PSG para o Manchester United pela Liga dos Campeões - Franck Fife/AFP
Lesionado, brasileiro se irritou com arbitragem na derrota do PSG para o Manchester United pela Liga dos Campeões Imagem: Franck Fife/AFP

Da AFP, em Paris

22/03/2019 14h04

A Uefa abriu hoje um processo disciplinar contra o atacante Neymar por "insultos" ao árbitro da partida perdida pelo PSG para o Manchester United (1-3), o que poderia acarretar uma suspensão de vários jogos na Liga dos Campeões.

Este expediente é a continuação lógica da investigação iniciada pela instância disciplinar da Uefa em 13 de março contra a estrela brasileira do PSG.

A Uefa decidirá se Neymar infringiu o artigo 15.d de seu código de disciplina, que estipula que um jogador pode ser punido "com uma suspensão de três jogos ou outro período por insultar (um árbitro)". A entidade não definiu a data da audiência.

Neymar, lesionado e que assistiu ao jogo das arquibancadas do Parque dos Príncipes, em 6 de março, deixou aflorar sua irritação nas redes sociais, depois do árbitro da partida recorrer ao VAR nos acréscimos do jogo para marcar um pênalti a favor do Manchester United, que acabou vencendo por 3 a 1 e eliminando o PSG nas oitavas de final da Champions. Na ida, os franceses haviam vencido na Inglaterra por 2 a 0.

"Isso é uma vergonha. Ainda colocam quatro caras que não entendem de futebol para ficar olhando o lance em câmera lenta. Isso não existe. Como o cara vai colocar a mão de costas?", reclamou o craque no Instagram.

A jurisprudência de instâncias disciplinares em casos como esse não convida ao otimismo.

Em março de 2015, Serge Aurier, na época lateral do PSG (hoje no Tottenham), foi o primeiro jogador punido pela Uefa por comentários feitos nas redes sociais, recebendo três jogos de suspensão.

Desfalque por lesão contra o Chelsea (assim como Neymar para o PSG-United), o lateral marfinense publicou em sua página no Facebook um vídeo, logo após a classificação parisiense às quartas de final, em que aparece comemorando o resultado e xingando o árbitro.

Aurier, porém, pediu desculpas pouco após o incidente, algo que Neymar ainda não fez.