Topo

Piloto do avião de Sala não era habilitado para voar à noite, diz BBC

Emiliano Sala em partida do Nantes - Jean-Francois Monier/AFP
Emiliano Sala em partida do Nantes Imagem: Jean-Francois Monier/AFP

30/03/2019 09h25

O piloto do avião que transportava o jogador de futebol argentino Emiliano Sala e que caiu no Canal da Mancha em 21 de janeiro, provocando a morte dos dois homens, não estava habilitado a voar à noite, informou hoje a BBC.

Segundo a imprensa britânica, o piloto, David Ibbotson, era daltônico, o que o impedia de voar durante a noite, e sua licença de piloto não continha a "qualificação para voo noturno".

Questionada pela AFP, a Autoridade britânica da Aviação Civil (CAA) disse apenas que a "investigação da AAIB está em andamento".

Por sua vez, a Agência Britânica de Investigação de Acidentes Aéreos (AAIB) disse à AFP que sua investigação "continua a se concentrar nas licenças".

No mês passado, a AAIB determinou que o avião que transportava Emiliano Sala não estava autorizado a voar comercialmente.

Os investigadores esclareceram que David Ibbotson já havia transportado outros passageiros com base em uma "partilha de custos", autorizada pelos regulamentos.

Depois de assinar com o Cardiff, Emiliano Sala partiu para Nantes em 19 de janeiro para se despedir de seus ex-companheiros de equipe do FC Nantes e recuperar suas coisas antes de partir dois dias depois para a capital galesa a bordo de um pequeno avião.

O corpo de Emiliano Sala foi encontrado nos destroços da aeronave, a 67 metros de profundidade, e foi recuperado em 7 de fevereiro, enquanto o do piloto da aeronave, David Ibbotson, ainda não foi encontrado.