Topo

Técnico do Barça diz que "não há obrigação de ganhar a Champions"

Ernesto Valverde, técnico do Barcelona, durante jogo contra o Tottenham - AP Photo/Manu Fernandez
Ernesto Valverde, técnico do Barcelona, durante jogo contra o Tottenham Imagem: AP Photo/Manu Fernandez

30/04/2019 20h11

O técnico do Barcelona, Ernesto Valverde, garantiu hoje que ganhar a Liga dos Campeões "não é uma obrigação, é um sonho", na véspera de enfrentar o Liverpool no jogo de ida das semifinais do torneio continental, no Camp Nou.

"Não há obrigação de nada, o que há é um sonho de conseguir as coisas", declarou Valverde em coletiva de imprensa antes da partida.

O Barça busca sua primeira final de Champions desde 2015, ano em que ergueu o troféu continental pela última vez.

Para alcançar esse objetivo, "não basta fazer um bom jogo, é preciso fazer dois bons jogos. Não ter nenhuma desatenção, nem sequer por 10 minutos, nesse tempo o Liverpool tenta te atropelar".

"É preciso ter uma resposta diante dessa capacidade que o Liverpool tem de pressionar, de te empurrar contra seu próprio gol, e é preciso ter a capacidade de superar essa pressão tão perigosa", continuou o técnico espanhol.

"É uma equipe muito potente, com um ataque extraordinário, com um nível de pressão e de ritmo altíssimo, algo que Jurgen Klopp já tinha no Borussia Dortmund e que trouxe para o Liverpool", disse Valverde, elogiando o técnico alemão dos Reds.

"Será um adversário difícil de derrotar, só perdeu um jogo no Campeonato Inglês e isso diz muito sobre eles", analisou Valverde, que acredita, porém, que o fato do Barcelona já ter selado o título espanhol pode ser uma vantagem contra um adversário que ainda briga pelo troféu da Premier League.

"A gente tem uma certa margem por ter vencido a Liga (no sábado), eles talvez um pouco menos, mas é uma semifinal de Champions, todos estarão prontos", garantiu.

Nessa linha de pensamento, Valverde afirmou que Lionel Messi "está bem", depois do craque argentino ter sido poupado de vários jogos nas últimas semanas para chegar em plena forma à reta final da temporada.

"Estava tudo muito pesado, nossa intenção era selar o título (espanhol), conseguimos e agora estamos todos dispostos, ele (Messi) e todos os outros jogadores", concluiu.