Topo

Eliminatórias Asiáticas

Coreia do Norte quer encarar Coreia do Sul em Pyongyang pelas eliminatórias

Partida deve acontecer no estádio Kim Il Sung; será primeiro jogo da Coreia do Sul no país vizinho desde 1990 - Carl Court/Getty Images
Partida deve acontecer no estádio Kim Il Sung; será primeiro jogo da Coreia do Sul no país vizinho desde 1990 Imagem: Carl Court/Getty Images

Da AFP, em Seul (Coreia do Sul)

02/08/2019 17h19

A Coreia do Norte, que enfrentará a Coreia do Sul em outubro em jogo válido pelas eliminatórias para a Copa do Mundo do Qatar-2022, solicitou que o duelo seja disputado em Pyongyang, anunciou hoje a federação sul-coreana de futebol.

Com o jogo programado para 15 de outubro, a Coreia do Norte quer jogar em sua capital, no estádio Kim Il Sung, com capacidade para 50 mil espectadores.

O jogo de volta, na Coreia do Sul, está previsto para 4 de junho de 2020.

Até o momento a Confederação Asiática de Futebol não se pronunciou sobre a proposta de jogar em Pyongyang.

A Coreia do Sul não disputa uma partida na Coreia do Norte, país vizinho com o qual ainda está tecnicamente em guerra, há 30 anos. Em 1990, os dois países se enfrentaram em terras norte-coreanas em um amistoso para promover a paz.

As relações esportivas estão jogando um papel fundamental no avanço diplomático entre os dois países. No ano passado, os dois países disputaram os Jogos Olímpicos de Inverno com uma delegação unificada.

Após o sorteio dos grupos das eliminatórias para a Copa do Mundo do Qatar, em 17 de julho, o técnico da Coreia do Sul, o português Paulo Bento afirmou: "a mensagem que passei aos jogadores é que, quando enfrentarmos a Coreia do Norte, temos que ter o mesmo respeito como se fosse outra equipe".