Topo

Brasileiro vence luta apertada no UFC Seul e sai vaiado pela torcida

28/11/2015 09h59

Único brasileiro no card, Mina venceu na Coreia - Reprodução

Único brasileiro no card, Mina venceu na Coreia – Reprodução

Único brasileiro presente no card do UFC Seul, evento realizado na manhã deste sábado (28), Alberto Mina não repetiu o show de suas últimas apresentações, mas fez o suficiente para manter a invencibilidade que agora chegou a 12 duelos profissionais no MMA. E para isso o atleta precisou bater o veterano Yoshihiro Akiyama, de 40 anos, que provou ainda ter gás para competir no octógono.

Em duelo empolgante e cheio de reviravoltas, o atleta japonês, que contou o apoio total dos coreanos que lotaram o ginásio o ‘Olympic Gymnastics Arena’, pecou nos momentos importantes e, mesmo mais contundente, deu margens para que o pupilo de Rafael Cordeiro saísse como o vencedor da noite por decisão dividida, em resultado vaiado pela torcida.

A luta

O primeiro round foi estudado e cauteloso, com ambos os lutadores optando por trocarem golpes na longa distância e abusarem dos chutes baixos, com vantagem no quesito para o japonês, que conectou golpes mais contundentes. No entanto, no final da etapa Alberto derrubou e deixou o assalto muito parelho e de difícil análise.

No round seguinte, Akiyama sobrava diante de um cansado brasileiro que acusava a cada chute em sua perna. Cenário que deixou o japonês confortável o bastante para vacilar e receber uma combinação de socos nos segundos finais que quase terminaram o confronto.

Salvo pelo gongo, o atleta japonês voltou mais cauteloso e dosou o gás na última etapa. Com alguns chutes baixos e com uma queda, Akiyama fez o necessário para garantir o assalto, mas o equilíbrio dos rounds anteriores dram margem para a decisão dividida a favor de Mina.

Vitória coreana

Com seis atletas nacionais em ação até o momento, os donos da casa venceram quatro combates e fizeram a alegria da plateia com triunfos de impacto, como o de Doo Ho Choi, promessa local que nocauteou o veterano Sam Sicilia logo no 1º round e garantiu a folga no placar diante dos visitantes.

Completam o time de vencedores Dongi Yang, Tae Hyun Bang e Seo Hee Ham, que bateram Jake Collier, Leo Kuntz e Cortney Casey, enquanto Mike de la Torre  e Dominique Steele bateram Yui Chul Nam e Dong Hyun Kim, para tristeza da torcida.

No co main event da noite, Dong Hyun Kim será o ultimo atleta coreano a competir no evento diante do americano Dominic Waters, em duelo válido pela divisão dos meio-médios (77 kg).

Mulheres empolgam

O único duelo feminino da noite contou com total aprovação da plateia. E não era para menos. Melhor em pé e com disposição de sobra, a dona da casa Seo Hee Ham venceu a americana Cortney Casey por decisão unânime após três rounds de pura trocação em pé em que o a torcida praticamente lutou junto.

Dona de menor envergadura, coube a Seo Hee adotar a arriscada postura de ser a agressora em todos os momentos e, ao caminhar para frente durante os três rounds, assumir os riscos de levar contra golpes que por vezes colocaram seu triunfo em xeque.

Mas com mais punch e golpes precisos no cinche, a coreana minou a resistência da atleta visitante e pouco a pouco conquistou seu espaço, consolidado no terceiro e último assalto, quando sua superioridade territorial ficou evidente e a vitória ficou assegurada.

Acompanhe os resultados completos:

Alberto Mina venceu Yoshihiro Akiyama por decisão dividida;
Doo Ho Choi nocauteou Sam Sicilia no 1º round;
Dongi Yang nocauteou Jake Collier no 2º round;
Mike de la Torre venceu Yui Chul Nam por decisão unânime;
Tae Hyun Bang venceu Leo Kuntz por decisão unânime;
Seo Hee Ham venceu Cortney Casey por decisão unânime;
Freddy Serrano nocauteou Zhikui Yao no 1º round;
Marco Beltran venceu Guangyou Ning por decisão dividida;
Dominique Steele nocauteou Dong Hyun Kim no 3º round.