Topo

Brasileiros levam a melhor em noite marcada por show de jiu-jitsu

07/07/2016 19h50

O card preliminar do UFC Fight Night 90 surpreendeu a todos positivamente. Com lutas agressivas, movimentadas e dinâmicas, nenhum dos fãs presentes no MGM Grand Garden Arena, em Las Vegas (EUA), saiu insatisfeito. E prova disso foi o show de velocidade dos combates, que foram praticamente todos decididos no chão.

E melhor para os atletas brasileiros, especialistas na modalidade e que levaram a melhor nesta quinta-feira (7). Com sete representantes em ação, nossos atletas voltaram para casa com quatro triunfos diante dos rivais que se viram obrigados a dar os três tapinha em sinal de desistência.

Destaque para Alberto Mina, que fechou o card preliminar nocauteando o experiente Mike Pyle logo no segundo assalto após impor domínio físico, territorial e técnico. O triunfo, curiosamente, foi o único por nocaute na noite!

Quem diria?

Pupilo da academia Chute Boxe, Felipe ‘Sertanejo’ garantiu sua vaga no UFC graças aos nocautes colecionados em eventos nacionais. No entanto, agora como peso-galo (61 kg), o atleta parece cada vez mais disposto a mostrar que evoluiu em todos os aspectos do jogo, e quem sentiu na pele foi o americano Jerrod Sanders.

Apesar de dominar o combate e impor seu jogo de wrestling, Sanders sucumbiu à agilidade de Sertanejo no chão. Mesmo por baixo e pressionado contra as grades, o paulista fugiu o quadril e escalou um belo armlock que obrigou o rival a desistir no segundo assalto, para alegria do time brasileiro, que lavou a alma após amargar a derrota de Thomas Almeida no mês de maio.

Aula de jiu-jitsu

Embora garanta que seus treinos de luta em pé estão surtindo cada vez mais efeito, Gilbert ‘Durinho’ é famoso mesmo pela habilidade na luta de chão. E diante de ?ukasz Sajewski, isso ficou ainda mais evidente. Depois de levar a pior na trocação, o brasileiro encurtou, trocou golpes e tentou um estrangulamento ainda em pé.

Sem êxito, Durinho derrubou, caiu por baixo e, aproveitando a disponibilidade do oponente em permanecer no chão, deu uma aulinha básica de arte suave. Em segundos ele raspou, bateu, ameaçou pegar o pescoço e, já no final do assalto, surpreendeu com uma justa chave de braço. E, com o triunfo, o brasileiro apagou a derrota para o russo Rashid Magomedov, quando se despediu de sua invencibilidade no MMA.

Derrotas brasileiras

Na segunda luta da noite, o brasileiro Reginaldo vieira até que começou bem. Agressivo, o atleta levou para o chão desde o início e impôs a diferença de força a seu favor. Mas, mais ágil, Marco Beltrán escapulia e levatava sempre que possível e incomodava na trocação. Já no segundo assalto, enquanto levava vantagem, o brasileiro levou uma forte pedalada que o deixou tonto. a partir daí ele tentou aplicar uma chave de calcanhar e expôs sua posição para o rival que, mais inteiro, rapidamente foi para suas costas e finalizou com um justo estrangulamento.

Já no final do card preliminar, o atleta da Nova União Dileno Lopes foi superado após travar uma verdadeira guerra com Anthony Birchak. Após três rounds em que alternaram quedas, golpes traumáticos, domínio do octógono e troca de posições, o preparo físico do americano se fez presente. Com um volume de golpes maior, o dono da casa garantiu supremacia nas papeletas de dois dos três jurados.

Confira os resultados do UFC Fight Night 90:

Alberto Mina nocauteou Mike Pyleno 2º round;
John Makdessi venceu Mehdi Baghdad por decisão unânime;
Anthony Birchak venceu Dileno Lopes por decisão dividida;
Pedro Munhoz finalizou Russell Doane no 1ª round;
Felipe ‘Sertanejo’ finalizou Jerrod Sanders no 2º round;
Gilbert ‘Durinho’ finalizou ?ukasz Sajewski no 1º round;
Marco Beltrán finalizou Reginaldo Vieira no 2º round;
Vicente Luque finalizou Alvaro Herrera no 2º round;