Topo

Algoz de Ronda Rousey é surpreendida e perde mais uma no UFC Chicago

Nam Y. Huh/AP
Imagem: Nam Y. Huh/AP

23/07/2016 23h21

Ex-campeã peso-galo (61 kg) do UFC, Holly Holm perdeu mais uma. Responsável por assombrar o mundo ao derrotar Ronda Rousey em novembro do ano passado, a americana não conseguiu usar sua grande vantagem de envergadura e perdeu por pontos para Valentina Shevchenko na luta principal do UFC on Fox 20, disputado neste sábado (23), em Chicago (EUA).

Foi a segunda derrota seguida de Holly Holm, que perdeu seu cinturão em março deste ano ao ser finalizada por Miesha Tate. Apesar do revés, a americana ex-campeã mundial de boxe era considerada franca favorita diante de Shevchenko. Com o triunfo, a atleta do Quirguistão radicada no Peru se coloca bem na disputa pelo título que hoje pertence a Amanda Nunes.

“Me preparei demais para essa luta. Treinei duro. Agradeço meus técnicos, minha irmã e a todos da academia. Estava muito empolgada e confiante na vitória que será muito importante na minha carreira”, afirmou Valentina ainda dentro do octógono.

A luta

Com uma envergadura bem maior, Holm utilizava chutes na altura do joelho da adversária para manter a distância. Na metade do round, a americana acertou um cruzado de direita que levou a rival ao chão, mas Shevchenko se recuperou e depois ainda conseguiu uma rápida queda.

Na parcial seguinte, as duas atletas se respeitaram demais. Shevchenko passou a usar melhor o seu muay thai e incomodou a ex-campeã com contragolpes e socos giratórios eficientes. E no terceiro assalto, Valentina conseguiu uma ótima queda e manteve Holm no chão durante grande parte do período.

Nos rounds seguintes, mais do mesmo. Shevchenko seguiu a estratégia de utilizar o contragolpe para magoar as ações da americana e conseguiu ataques muito mais efetivos. Os juízes não tiveram dúvidas ao decretar vitória de Valentina Shevchenko por decisão unânime (49-46, 49-46, 49-46).

CARD PRINCIPAL

  • Valentina Shevchenko venceu Holly Holm por decisão unânime dos juízes;
  • Edson Barboza venceu Gilbert Melendez por decisão unânime dos juízes;
  • Francis Ngannou venceu Bojan Mihajlovi? por nocaute no primeiro round;
  • Felice Herrig venceu Kailin Curran por finalização (mata-leão) no primeiro round.

CARD PRELIMINAR

  • Eddie Wineland venceu Frankie Saenz por nocaute no terceiro round;
  • Darren Elkins venceu Godofredo 'Pepey' por decisão unânime dos juízes;
  • Kamaru Usman venceu Alexander Yakoblev por decisão unânime dos juízes;
  • Michel 'Trator' venceu JC Cottrell por decisão unânime dos juízes;
  • Alex 'Cowboy' venceu James Moontasri por decisão unânime dos juízes;
  • Jason Knight venceu Jim Alers por decisão dividida dos juízes;
  • Luiz Henrique 'KLB' venceu Dmitry Smoliakov por finalização (mata-leão) no segundo round.