Topo

Confusão! USADA e Comissão Atlética divergem sobre punição por doping

24/08/2016 08h00

Li Jingliang lutou mesmo após ter sido flagrado no doping - Rigel Salazar

Li Jingliang lutou mesmo após ter sido flagrado no doping – Rigel Salazar

Um fato curioso aconteceu na última terça-feira (23) na cidade de Las Vegas (EUA) durante a reunião mensal da Comissão Atlética de Nevada. Flagrado em maio pelo uso de clenbuterol, o lutador Li Jingliang foi suspenso provisoriamente pela entidade até que seu caso seja julgado. No entanto, a USADA (agência de controle antidopagem) preferiu investigar mais antes que qualquer posição seja tomada.

E o motivo é simples. De acordo com a USADA, que segue a as normas da WADA (agência mundial de controle antidoping), que inclusive regula os testes realizados nos Jogos Olímpicos, a substância clenbuterol é por vezes encontrada em carnes na China, país do atleta em questão. Dessa forma, seu caso segue em análise e caso tal suspeita seja confirmada, ele pode ser liberado a competir sem maiores danos à sua carreira.

A polêmica agora é sobre o fato do exame ter sido feito em maio e não revelado pela USADA a tempo de impedir que o atleta competisse no último dia 8 de julho. Ainda em segredo de sigilo, a Comissão Atlética se recusou a comentar sobre quando teria sido informada exatamente sobre o flagra positivo e o motivo pelo qual a agência tomou suas próprias decisões sem consultá-la.

Também alegando que não pode se manifestar enquanto o caso ainda acontecer, a USADA manteve silêncio sobre o caso que, ao que parece, pode colocar em risco a paz entre as entidades que regem as normas da política antidoping do UFC.

Vale lembrar que no início de agosto a USADA liberou Ning Guangyou a lutar. O atleta chinês, vencedor de uma edição do TUF na Ásia, também foi flagrado com a mesma substância no corpo, mas a agência entendeu que ele consumiu carne contaminada e o liberou de uma suspensão.