Topo

Lenda do MMA condena lutas entre crianças em evento russo: "Inaceitável"

06/10/2016 11h52

Fedor Emelianenko é ex-campeão do extinto Pride - Reprodução

O evento de MMA World Fight Championships of Akhmat (WFCA), organizado por Ramzan Kadyrov, líde da Chechênia, protagonizou cenas bizarras na última terça-feira (4) ao promover lutas profissionais entre crianças mesmo sem qualquer liberação ou aval da União Russa de MMA. E a iniciativa da companhia foi duramente rechaçada pela lenda russa do esporte Fedor Emelianenko.

Ex-campeão do extinto Pride e um dos maiores nomes do MMA mundial, Fedor fez duras críticas à organização que realiza lutas com crianças. Através de uma rede social, o veterano classificou o evento como “inaceitável” e ponderou que a saúde dos jovens está à frente de qualquer espetáculo.

“O que aconteceu no torneio em Grozny é inaceitável e não pode ser justificado. Tinham crianças muito pequenas, de oito anos de idade, se socando na frente de adultos felizes. Será que é realmente tão importante você organizar um espetáculo ao custo da saúde de crianças?”, escreveu o russo no Instagram.

Fedor Emelianenko retornou aos cages em dezembro de 2015, quando nocauteou Jaideep Singh após passar mais de três anos aposentado. Ex-campeão do Pride, o russo passou quase uma década sem ser derrotado e, aos 40 anos de idade, coleciona na carreira um cartel com 36 vitórias, quatro derrotas e um empate. Em junho passado, o veterano venceu Fábio Maldonado, mas o resultado do combate foi alterado para um empate após um recurso judicial do brasileiro.