Topo

Esquiva quase cai, supera susto e amplia invencibilidade como profissional

03/12/2016 02h03

Esquiva Falcão venceu sua 16ª luta como profissional - Top Rank/ Divulgação

Esquiva Falcão venceu sua 16ª luta como profissional – Top Rank/ Divulgação

Medalhista olímpico em Londres-2012, Esquiva Falcão voltou aos ringues profissionais nesta sexta-feira (2) na cidade de Fresno, nos EUA, e anotou fácil vitória por pontos diante do porto-riquenho Luis Hernandez. Realizado em oito rounds, o confronto foi dominado pelo brasileiro desde o início, e com ares de monólogo garantiu a 16ª vitória em seu cartel com direito a um susto no penúltimo assalto.

Canhoto, dono de maior envergadura e visivelmente mais ágil, Esquiva variou seu jogo nos quatro primeiros assaltos e evitou o combate na curta distância, onde os cruzados do rival se faziam perigosos. Usando toda a área de luta, o brasileiro alternou socos retos, cruzados e golpes na linha de cintura que não apenas furaram a defesa do adversário, como também terminaram por cansar Hernandez.

Resistente, o porto-riquenho, a partir do quinto assalto, praticamente se limitou a andar para frente e arriscar golpes jogados a esmo na tentativa de encontrar o rosto de seu agressor. E por pouco a tática não funcionou no sétimo e penúltimo round.

Faltando 20 segundos para o final da etapa, Hernandez caminhava para trás quando aproveitou o vacilo do brasileiro, que abaixou a mão direita, para conectar uma sequência de cruzados que balançaram o medalhista olímpico a ponto dele precisar clinchar e esperar o soar do gongo. Passado o susto, Esquiva retornou para o último assalto mais cauteloso e apenas administrou a vitória, que veio de forma unânime por parte dos jurados.

Vale lembrar, porém, que o adversário original do brasileiro deveria ser Gerardo Ibarra, que não alegou os motivos que o levaram a não entrar no avião que o levaria à cidade do confronto. Desta forma, a equipe de Esquiva conheceu o nome do adversário 48 horas antes da luta.