Topo

Promessa americana dos pesos-pesados vira no final e garante festa da torcida no UFC Albany

10/12/2016 01h58

Ao contrário do card preliminar, as quatro lutas principais da noite do UFC Albany foram protagonizadas por atletas grandes. Com duas disputas entre pesos-pesados e outras duas entre os meio-pesados (93 kg), a expectativa era de que os confrontos não demorassem muito para terem um fim. E a torcida teve motivos para comemorar.

Grandes estrelas da noite, Derrick Lewis e Shamil Abdurakhimov se enfrentariam em outubro, nas Filipinas. No entanto, como o evento foi cancelado, os gigantes foram ‘promovidos’ para liderarem o show desta sexta-feira (9) e entraram com a missão de encerrarem o show de forma movimentada e emocionante.

Curiosamente, esse foi o confronto mais morno do card principal e por vezes arrancou vaias do público presente, mas contou com um final de filme. Mais estratégico e com um leque maior de opções para mostrar no octógono, o atleta russo se movimentou lateralmente por todo o octógono apenas esperando o momento certo de derrubar. E uma vez no chão, ele dominou tanto em posicionamento como em volume, tanto que quase finalizou com uma americana.

No segundo assalto, mais do mesmo, e o russo abusou do jogo de grade para minar a força isométrica do oponente que, afobado, foi derrubado em três oportunidades, o que garantiu tranquila folga para Abdurakhimov nas papeletas dos jurados. Sabendo da desvantagem na pontuação, Lewis entrou no terceiro assalto disposto a dominar o centro do cage e, mesmo cansado. Mas a iniciativa não teve tempo suficiente para surtir efeito até o gongo soar.

Já no quarto assalto, o americano provou que é duro na queda e assim que teve uma chance de cair por cima, impressionou a torcida ao tirar da cartola uma sequência violenta no grande and pound que deu cabo do rival na montada. Esse é o quinto triunfo seguido de Derek Lewis no evento.

Coadjuvantes da noite

Sem lutar desde maio, quando perdeu de forma polêmica para Maurício ‘Shogun’ no UFC Curitiba, Corey Anderson provou mais uma vez que chegou a hora de encarar um top 10 da categoria. Com mais volume de jogo e intensidade física do que nunca antes visto, o americano lançou mão de seu conhecido jogo de quedas e ground and pound, e o resultado foi o esperado.

Mais rápido e preciso do que Sean O’Connell, Anderson derrubou quando e como quis para impor domínio territorial desde os primeiros instantes. Foi questão de tempo para que o nocaute técnico fosse decretado no segundo round e mais um triunfo anotado em seu cartel.

Com quase quatro anos de UFC, Gian Villante, parceiro de treinos de Chris Weidman, segue em sua sequência de altos e baixos em seus resultados. Desta vez, porém, ele conseguiu se recuperar da derrota para Ilir Latifi em março ao atropelar o estreante Saparbek Safarov, em um duelo de nível técnico bem abaixo do esperado.

Com clima de briga de bar, os atletas partiram para cima um do outro como se não houvesse amanhã e buscaram o nocaute desde o primeiro instante. E melhor para o dono da casa, que encaixou seguidos cruzados no contrapé de Safarov e o levou a knockdown em três oportunidades antes do combate ser interrompido.

Confira os resultados do UFC Albany:

Derrick Lewis nocauteou Shamil Abdurakhimov no 4º round;
Francis Ngannou finalizou Anthony Hamilton no 1º round;
Corey Anderson nocauteou Sean O’Connell no 2º round;
Gian Villante nocauteou Saparbek Safarov no 2º round;
Justine Kish venceu Ashley Yoder por decisão unânime;
Randy Brown nocauteou Brian Camozzi no 2º round;
Gerald Meerschaert finalizou Joe Gigliotti no 1º round;
Andrew Sanchez venceu Trevor Smith por decisão unânime;
Shane Burgos venceu Tiago Trator por decisão unânime;
Marc Diakiese venceu Frankie Perez por decisão unânime;
Ryan Janes venceu Keith Berish por decisão unânime;
Juliana ‘Ju Thai’ Lima venceu JJ Aldrich por decisão unânime.