Topo

MMA


Após problema com balança, Do Bronx pode migrar para os leves em definitivo

Hannah Peters/Getty Images
Imagem: Hannah Peters/Getty Images

Ag. Fight

17/08/2017 07h00

 

Sem lutar desde abril, quando finalizou Will Brooks em combate que lhe rendeu o prêmio bônus de performance da noite e que marcou seu retorno à divisão dos leves (70 kg) do Ultimate, Charles "Do Bronx" viveu momentos de incerteza sobre o seu futuro na organização. Isso porque, apesar do desejo de permanecer entre penas (66 kg), o UFC o intimou a subir de categoria após as sucessivas falhas em atingir o limite dessa classe de peso. E para o azar do brasileiro, seu pedido junto ao Ultimate não será atendido – ao menos por enquanto, de acordo com seu empresário.

Em conversa com a reportagem da Ag. Fight, Jorge Patino, conhecido no mundo do MMA pelo apelido "Macaco", revelou que Charles permanecerá entre os leves por tempo indeterminado. De acordo com o empresário e também atleta de MMA, a decisão foi tomada pelo próprio Ultimate, e inclui um número mínimo de combates até que o paulistano possa cogitar seu tão aguardado retorno à divisão dos penas.

"A verdade é a seguinte: nós temos que finalizar três lutas na categoria dos leves. Se ele for bem nessas três lutas, nós permaneceremos nos leves. Vamos sentir. A primeira ele venceu bem, aí veremos como será na segunda e na terceira. Se ele for bem, o deixarei entre os leves, porque, querendo ou não, ele é alto e forte", analisou Patino.

A notícia de que seu futuro definitivo pode ser desenhado na categoria dos leves não agrada ao lutador, que trata de justificar seu ponto de vista. Segundo Charles, sua preparação acontece de forma mais adequada às necessidades de seu corpo no momento, em cenário oposto ao de quando falhou na hora de cortar o peso para lutar na divisão dos penas. Contudo, apesar da nítida insatisfação, o paulista garantiu que acatará a decisão do UFC.

"A gente é empregado da Zuffa, do UFC, e, onde eles nos colocarem para lutar, nós lutaremos. É um desejo particular de voltar para os penas, mas meu empresário e o UFC decidirão isso aí. Eu gostaria de descer de novo, pois estou mais profissional e as coisas estão correndo mais certo. Tenho certeza que bateria o peso de 66 kg. O mundo todo viu que quero lutar de 66 kg, mas sou funcionário do UFC e, onde eles decidirem, eu lutarei", afirmou o atual peso leve.

Ao contrário do que seu atleta pensa, Jorge Patino não escondeu a opinião de que a atitude mais sensata para o brasileiro seria a de permanecer entre os leves. E para justificar seu ponto de vista, Macaco foi enfático e garantiu que Charles tem envergadura o suficiente para competir de igual para igual com os melhores da nova divisão, além do fato de que ele poderia viver uma vida sem os sacríficos decorrentes dos drásticos cortes de peso que normalmente antecedem os eventos de MMA – e que muitas vezes influenciam negativamente na saúde e performance dos competidores.

"Além de ainda poder comer o que quiser e não ficar no perrengue de sempre estar em dieta. O corte é duro, e já não podemos mais tomar o soro para recuperar. A categoria dos 70 kg é boa para ele, agora resta ver como ele estará nessas outras duas lutas", concluiu o empresário de Charles.