Topo

MMA


Yoel Romero não bate o peso e perde chance de se tornar campeão do UFC

Yoel Romero na pesagem oficial do UFC 213, em julho de 2017 - Reprodução
Yoel Romero na pesagem oficial do UFC 213, em julho de 2017 Imagem: Reprodução

Ag. Fight

10/02/2018 03h16

O UFC 221, evento programado para este sábado (10), na Austrália, já conta com sua primeira baixa. Escalado de última hora para substituir o lesionado Robert Whittaker, Yoel Romero não bateu o peso estipulado e, caso vença Luke Rockhold na luta principal do evento, não será coroado como campeão interino dos pesos-médios (84 kg).

Último atleta a subir na balança, o wrestler cubano se pesou pouco mais de três libras acima do limite de 185 libras - em lutas válidas por cinturão não existe um pound de tolerância. Desta forma, ele recebeu duas horas para eliminar o excesso de peso, fato que não aconteceu. Uma hora após a primeira pesagem, o atleta conseguiu baixar pouco menos de meio quilo e garantiu a primeira falha na balança de sua carreira no MMA ao cravar 85,320 kg.

Por sua vez, Rockhold bateu exatas 185 libras (84,090 kg) e avançou para, caso vença, se tornar o dono do cinturão interino do UFC. Mas não sem antes, claro, reclamar de seu oponente. "Sou profissional, e jogo esse jogo direito. Em todos os sentidos da palavra, eu sou a p... de um profissional".

Outro atleta que teve um susto com a balança foi o brasileiro Jussier 'Formiga. Depois de subir sem roupa na balança, o atleta da academia Kimura bateu 57, 340 kg, pouco acima do limite. Mesmo assim, ele precisou retorna para a sauna e após alguns cravar os 57,270 kg exigidos pelas normas do evento.