Topo

MMA


Treinador surpreende e revela nome de possível adversário de Aldo

José Aldo e Renato Moicano se encaram após a luta no UFC Fortaleza - Leandro Bernardez/Ag. Fight
José Aldo e Renato Moicano se encaram após a luta no UFC Fortaleza Imagem: Leandro Bernardez/Ag. Fight

Ag. Fight

07/02/2019 19h18

José Aldo tem mais duas lutas no seu atual contrato com o UFC e o desejo de reconquistar o cinturão peso-pena (66 kg) antes de encerrar a carreira - o que, segundo planeja, vai acontecer ao fim deste ano. Assim, depois da vitória contra Renato 'Moicano' no UFC Fortaleza, no último sábado (2), o ex-campeão demonstrou o interesse de voltar a lutar já no UFC 237, que deve acontecer em Curitiba, no dia 11 de maio. E seu treinador e empresário, Dedé Pederneiras, revelou qual é o adversário que o brasileiro tem em mente: Alexander Volkanovski.

A informação causa uma certa surpresa, já que, na entrevista coletiva após o seu último combate, Aldo mostrou um certo desinteresse pelo nome do australiano. Pelo que Pederneiras declarou ao canal do YouTube 'Confraria da Porrada', a situação é outra. O treinador explicou por que Volkanovski é o adversário ideal neste momento. Para Dedé, ganhar dele é a maior chance de Aldo disputar novamente o cinturão dos penas em sua última luta no contrato.

"A gente queria que ele lutasse com o Alexander Volkanovski, o cara que nocauteou o Chad Mendes, o cara que é o mais bem ranqueado. Na verdade é o seguinte: a gente tem um sonho de disputar o título, o que é difícil. Então a gente tem o sonho de na nossa última luta chegar lá. Só existem duas possibilidades: o Max Holloway subir de categoria e deixar o cinturão vago, e o Aldo seria o postulante ao título, até pela história que ele tem e por ser o primeiro do ranking, ou a gente eliminar todos os contenders", disse.

"O Moicano era o primeiro contender, na nossa cabeça, e o segundo seria o Alexander Volkanovski, que é o quarto do ranking agora. O Frankie Edgar eu não acredito que eles não deem pelo título, até por ter perdido para o Aldo. Então, o cara que na nossa cabeça seria o próximo desafiante ao título seria o Alexander agora. A gente está conversando", revelou.

Questionado sobre quão difícil seria convencer o Ultimate de dar o 'title shot' a Aldo justamente na última luta de seu contrato, Dedé deixou claro que sabe que não é uma tarefa fácil. De acordo com o empresário, a estratégia é deixar o Ultimate sem outra saída senão promover o 'Campeão do Povo' novamente ao status de desafiante.

"Isso é certo. A gente já sabe que tá f.... A gente sabe que vai acontecer isso. A única chance que a gente tem é essa situação. Já que o brinquedo não fica com a gente, a gente destroi o dos outros (risos). Vou furar a bola. A única chance que a gente tem é essa, não tem outro jeito. Deixa eles colocarem o 10º do ranking para disputar o título. (risos) Porque, dali para baixo, o Aldo ganhou de praticamente todo mundo", falou.

"O único ali que o Aldo não enfrentou, se não me engano, até o sétimo do ranking foi o Ortega, mas ele acabou de disputar o título, não vão colocar ele de novo para disputar o título. O terceiro é o Frankie Edgar. O quarto é o Volkanovski. (...) Do segundo ao sétimo, não tem outro cara. Se a gente pegar o Alexander agora, eles vão ter que colocar o oitavo, o nono para disputar o título, porque não vai ter quem botar. Deixa eles colocarem", acrescentou.

Ainda que dispute o título, porém, Aldo deve ficar sem a tão esperada revanche contra Conor McGregor, que o derrotou em 2015. Pederneiras disse que, embora o brasileiro deseje muito buscar a desforra contra o 'Notorious', é improvável que o duelo aconteça - sobretudo por falta de interesse do próprio irlandês.

"O Conor botou até um negócio no Twitter dele, dizendo que tinha grande vontade de lutar aqui no Brasil, dando a entender que faria esta luta com o Aldo. Mas eu não vejo isso acontecendo. Para ele, vai ficar marcado para o resto da vida, não vale a pena o risco. O que ele pode fazer melhor do que 13 segundos? Nada. Se ele fizer uma luta e se ele nocauteasse o Aldo em 14 segundos, seria pior do que a primeira, que ele ganhou em 13. Então, é uma luta que para ele não tem interesse nenhum", opinou.

No entanto, Dedé indicou que a revanche contra McGregor seria algo que convenceria o brasileiro a não se aposentar ao fim de 2019. "Aí eles convencem. O Aldo tem muita vontade de lutar com o Conor novamente", falou. McGregor tem sido apontado como provável adversário de Donald Cerrone em um confronto ainda sem data.