Topo

MMA


Wanderlei Silva admite possibilidade de ter doença neurodegenerativa

Wanderlei Silva posa com luvas azuis do Bellator - Reprodução
Wanderlei Silva posa com luvas azuis do Bellator Imagem: Reprodução

Ag. Fight

07/02/2019 15h58

Com mais de 50 lutas de MMA no cartel, Wanderlei Silva parece sentir agora os sintomas dos golpes que levou na cabeça ao longo do tempo. Atleta profissional desde 1996, o veterano de 42 anos revelou, nessa quarta-feira (6), que existe a possibilidade de ele estar com Encefalopatia Traumática Crônica (ETC), doença neurodegenerativa também conhecida como 'demência pugilística'. 

Em entrevista ao canal do YouTube do site 'PVT', Wanderlei relatou ter identificado diversos sintomas da doença que já acometeu diversos praticantes de esportes de combate, como Muhammad Ali, Éder Jofre e Adílson Rodrígues, o 'Maguila'. Durante a conversa, o ex-campeão do Pride explicou que, no passado, ele tinha pouco conhecimento sobre os riscos de levar traumas na cabeça. Deste modo, o curitibano mandou um recado para atletas, treinadores ou mesmo iniciantes nos esportes de combate, e pediu que eles não repitam os seus erros.

"Estive numa palestra sobre concussão e de 10 sintomas que o cara deu, oito eu tinha. Por exemplo: alteração de humor, esquecer algumas coisas, dificuldade no sono... No nosso tempo, eu, por exemplo, acreditava que quanto mais soco você tomava, você aguentava mais. E é ao contrário: quanto mais socos você leva, menos você aguenta na hora da luta. Se for para deixar uma dica para a rapaziada, é não ficar se batendo todos os dias. Quem tem aluno jovem, não deixa o aluno ficar levando muito soco na cabeça, tem o momento certo de fazer um treino mais forte, mas não pode ser uma coisa cotidiana", aconselhou.

E, após tomar conhecimento do caso, Andy Foster, diretor executivo da Comissão Atlética da Califórnia (CSAC) ressaltou que esse tipo de declaração não pode passar em branco. Em entrevista ao site 'MMA Junkie', ele prometeu procurar mais detalhes sobre o caso, a fim de garantir a integridade física do atleta do Bellator. 

"Teremos que ter certeza de que ele está neurologicamente apto para lutar. Se os lutadores dizem coisas assim na imprensa, temos que investigar. Ele é bem-vindo para lutar aqui se estiver clinicamente bem", relatou.

Ex-lutador do UFC, Wanderlei pisou pela última vez no octógono em 2013, quando derrotou Brian Stann. Depois disso, 'The Axe Murderer' retornou ao MMA apenas em 2017, no Bellator, mas foi superado por Chael Sonnen, em sua estreia na organização, e por 'Rampage' Jackson, em setembro de 2018. Ao longo da carreira profissional nas artes marciais mistas, 'Wand' somou 35 triunfos, 14 reveses, um empate e uma luta sem resultado.