Topo

MMA


Sétima seguida! Elizeu Capoeira finaliza no primeiro round no UFC Wichita

Leandro Bernardes/ Ag Fight
Imagem: Leandro Bernardes/ Ag Fight

Ag. Fight

10/03/2019 07h50

Elizeu 'Capoeira' pediu, ao longo de suas últimas lutas, uma chance em um card principal do UFC. E, na primeira oportunidade que recebeu, fez valer: o brasileiro não deu qualquer chance a Curtis Millender e, depois de passar metade do primeiro round dominando o adversário no chão, conseguiu um mata-leão que encerrou precocemente a luta principal do UFC Wichita, neste sábado (9). 

'Capoeira' não perdeu tempo: na primeira troca de golpes, aproveitou uma brecha do oponente - perigoso striker - para levá-lo ao solo. E, lá, o brasileiro não deixou Millender escapar. O americano conseguiu fugir da montada, mas logo cedeu as costas. Elizeu, faixa-preta de Cristiano Marcello, seu treinador na CM System, fez jus ao status e conseguiu a finalização. Com a vitória, o paranaense alcançou a segunda melhor sequência de vitórias dos meio-médios (77 kg), com sete, empatando com Santiago Ponzinibbio. O único a superá-los é Kamaru Usman, que sustenta dez triunfos consecutivos.

O card principal foi aberto pelo duelo peso-médio (84 kg) entre Tim Boetsch e Omari Akhmedov. O russo usou muito a luta de grade para cansar os braços do rival, que é conhecido pela pouca técnica e pela força dos seus golpes. Depois, mais rápido e com golpes mais variados, Omari frustrou 'The Barbarian' e deixou o rosto do oponente sangrando. O rendimento superior foi recompensado pelo resultado favorável na papeleta dos juízes. Com o resultado, Akhmedov chegou a quatro lutas de invencibilidade, enquanto Tim sofreu a segunda derrota
consecutiva. 

Em seguida, Beneil Dariush demorou a se encontrar diante de Drew Dober. No assalto inicial, abusou das tentativas de levar o americano para a isometria na grade e, a despeito de ter um muay thai muito bom, levou alguns golpes duros. Nos cinco minutos posteriores, entretanto, o iraniano mudou a estratégia e ganhou com isso. Logo de cara, conseguiu uma queda e evoluiu para a montada. Após passar para as costas e sofrer uma inversão, obteve novamente a posição de superioridade e partiu para uma chave de braço firme, que encerrou o duelo.

Em um confronto bastante equilibrado, os pesados Blagoy Ivanov e Ben Rothwell não entregaram o nocaute que todos esperam nos duelos da categoria, mas fizeram um confronto interessante. O búlgaro, menor na altura e na envergadura, começou tendo dificuldades de achar a melhor distância, mas, aos poucos, começou a acertar os melhores golpes. Embora tenha perdido o primeiro round, os cruzados de canhota ajudaram a desequilibrar o combate no segundo e terceiro assaltos. Com isso, Ivanov, que estreou no UFC com derrota no ano passado para Júnior 'Cigano', conquistou seu primeiro triunfo na maior organização de MMA do mundo. 

O nocaute que não veio entre os gigantes apareceu entre os meio-médios Tim Means e Niko Price. Os dois fizeram um confronto bastante aberto, tanto que, na primeira troca de golpes, Means sentiu e levou o rival para o chão. Ali, tomou a frente no combate e manteve a boa performance em pé. Com mãos rápidas, vinha se dando ao luxo de abalar Price até com tapas. Mas, em um contra-ataque, Niko apagou 'Dirty Bird' que, para piorar, contorceu brutalmente o tornozelo na queda. 'The Hybrid' mostrou muita emoção e pediu para ganhar o prêmio de
50 mil dólares (equivalente a R$ 193 mil) como melhor performance da noite. 

Confira os resultados do UFC Wichita:

Pesado | Júnior 'Cigano' venceu Derrick Lewis por nocaute (socos) a 1min58s do 1º round
Meio-médio (77 kg) | Elizeu 'Capoeira' venceu Curtis Millender por finalização (mata-leão) a 2min35 do 1º
round
Meio-médio (77 kg) | Niko Price venceu Tim Means por nocaute a 4min50s do 1º round
Pesado | Blagoy Ivanov venceu Ben Rothwell por decisão unânime (29-28, 29-28, 29-28)
Leve (70 kg) | Beneil Dariush venceu Drew Dober por finalização (triângulo) a 4min41s do 2º round
Médio (84 kg) | Omari Akhmedov venceu Tim Boetsch por decisão unânime (30-27, 30-27, 30-27)    

Card preliminar
Meio-médio (77 kg) | Anthony Rocco Martin venceu Sérgio Moraes por decisão unânime (30-27, 30-27, 30-27)    
Galo feminino (61 kg) | Yana Kunitskaya venceu Marion Reneau por decisão unânime (29-28, 29-28, 29-28)    
Pena (66 kg) | Grant Dawson venceu Julian Erosa por decisão unânime (30-26, 30-27, 29-27)    
Pesado | Maurice Greene venceu Jeff Hughes por decisão dividida  (29-28, 28-29, 29-28)
Galo (61 kg) | Matt Schnell venceu Louis Smolka por finalização (triângulo) 3min18s do 1º round
Meio-médio (77 kg) | Alex Morono venceu Zak Ottow por nocaute técnico a 3min34s do 1º round
Leve (70 kg) | Alex White venceu Dan Moret por decisão unânime (triplo 29-28)