Topo

MMA


Superluta? Jon Jones faz post enigmático sobre retorno ao UFC

Jon Jones com o cinturão do UFC após vencer Anthony Smith - Stephen R. Sylvanie-USA TODAY Sports
Jon Jones com o cinturão do UFC após vencer Anthony Smith Imagem: Stephen R. Sylvanie-USA TODAY Sports

Ag. Fight

10/09/2019 16h30

Faz pouco mais de dois meses que Jon Jones defendeu seu cinturão meio-pesado (93 kg) do Ultimate. E, após a guerra travada contra o brasileiro Thiago 'Marreta', os fãs de MMA podem estar mais próximos do que nunca de saber quem será o próximo rival do americano. Isso porque 'Bones' fez um post misterioso sobre seu retorno aos octógonos.

Distante dos noticiários desde sua vitória sobre Marreta, em julho, Jones foi advertido por um fã, que perguntou como estava a carreira do campeão. Em resposta ao torcedor, o meio-pesado americano deixou uma mensagem enigmática que atiçou a curiosidade dos amantes de MMA ao redor do mundo.

"Jon Jones tem estado meio quieto, como estão as coisas, cara? Dezembro está chegando bem rápido", perguntou o fã, antes de ter seu 'tweet' respondido pelo campeão.

"Apertem o cinto de segurança, meus amigos, vem aí anúncio de uma grande luta em breve", replicou Bones.

O anúncio por uma "grande luta" traz de volta à tona a possibilidade de uma trilogia diante de Daniel Cormier, ou quem sabe uma superluta contra o atual campeão peso-pesado do UFC, Stipe Miocic. No entanto, apesar das possibilidades existirem, o mais provável é que Jones permaneça entre os meio-pesados e defenda seu cinturão mais uma vez. E dentro de sua categoria de origem, os mais cotados para tentar tomar o cinturão do americano são Dominick Reyes e Jan Blachowicz, polonês que vem de vitória por nocaute sobre Luke Rockhold.

Além da dúvida sobre o próximo oponente de Jones, outra incógnita que paira no ar é sobre a data que o campeão retornaria aos octógonos. Afinal de contas, por ser um detentor de título, o americano, ao menos na teoria, só compete em cards numerados da companhia. E os três shows de pay-per-view restantes na temporada de 2019 já possuem lutas principais agendadas.

No UFC 243, Israel Adesanya e Robert Whittaker medem forças. No card de número 244, Jorge Masvidal e Nate Diaz duelam pelo 'título' de lutador mais durão do Ultimate. E no evento numerado 245, Amanda Nunes defende seu reinado na divisão dos pesos-galos (61 kg) diante de Germaine de Randamie. Portanto, para que Jones volte a atuar ainda em 2019, uma dessas lutas teria que ser realocada de 'main event' para 'co-main event', devido ao grande apelo do campeão americano em relação às demais estrelas da organização.

Dentre os possíveis três cards, o mais provável a essa altura para Jones é o UFC 245, agendado para o dia 15 de dezembro, em Las Vegas (EUA). Caso realmente venha a competir neste show, o americano repetirá o feito de 2018, quando liderou o último show numerado do ano, que curiosamente também contou com Amanda Nunes no 'co-main event' - que naquela época desafiava sua compatriota Cris 'Cyborg'.