Topo

MMA


Tony Ferguson critica estilo de luta de Khabib: "Chato e preguiçoso"

Tony Ferguson em ação no UFC - Alex Trautwig/Getty Images
Tony Ferguson em ação no UFC Imagem: Alex Trautwig/Getty Images

Ag. Fight

10/09/2019 10h33

Apesar da vitória contundente de Khabib Nurmagomedov sobre Dustin Poirier na luta principal do UFC 242, realizado no último sábado (7), pelo menos uma pessoa não se impressionou com a apresentação do campeão peso-leve (70 kg). Em entrevista à emissora americana 'ESPN', Tony Ferguson - provável próximo desafiante ao cinturão da categoria - declarou que considera o estilo de luta do russo chato e preguiçoso.

Após a última defesa de título do russo, Dana White - presidente do Ultimate - confirmou que, a princípio, Ferguson será o próximo atleta a tentar destronar Nurmagomedov. O americano, que vem de 12 triunfos consecutivos pela organização, possui um jogo com golpes mais diversificados e, por isso, afirmou que o estilo pragmático do campeão o aborrece.

"Preguiçoso. Unidimensional. Nada contra ele. Khabib obviamente ganhou. Parabéns a ele pela vitória, mas como eu disse, é preguiçoso. Considerando o tipo de lutador e de cara que eu sou, você sabe que eu vou lançar um caminhão de socos, chutes, joelhadas e cotoveladas. Então, quando eu vejo alguém pressionando contra a grade e não fazendo nada demais, sendo ativo, e apenas se colocando como um cobertor molhado, como nós dizemos no jiu-jitsu. É interessante como Khabib luta, mas para mim é apenas chato e preguiçoso", sentenciou Tony Ferguson, antes de afirmar que possui as armas necessárias para atacar as brechas dadas pelo campeão em seu jogo.

"Sem desmerecer Dustin (Poirier), mas eu venho fazendo isso (wrestling) a muito mais tempo do que ele. Meu estilo é um pouco diferente. Obviamente não vai funcionar sempre, mas para (encarar) Khabib eu acredito que meu estilo é o que poderia superá-lo e colocá-lo em lugares que ele não é familiarizado. Eu vejo muitos buracos no jogo dele", declarou 'El Cucuy', como é conhecido.

O combate entre Khabib e Ferguson esteve próximo de acontecer em outras quatro ocasiões no passado, mas nunca se concretizou. Ainda que Dana White tenha dito que o americano - primeiro colocado no ranking da divisão - seja o próximo desafiante ao título dos leves, nada está oficialmente confirmado e nenhum contrato foi assinado ainda. Porém, se dependesse da vontade do atleta da Team Death Clutch, o confronto entre eles ocorreria ainda neste ano.

"Se eu estivesse no comando, nós faríamos essa m... em dezembro. Quer saber, estou dizendo agora mesmo. Vamos fazer essa m... em dezembro. Vamos deixar Khabib comer os hambúrgueres com queijo e todas aquelas b***. Aproveite, cabeção, não engorde muito, você sabe que eu vou te pegar duro. Eu tenho algumas novas coisas para vocês. Estou muito animado", finalizou.

Tony Ferguson não perde um combate desde maio de 2012, quando foi derrotado por Michael Johnson por decisão unânime dos juízes. Desde então, o americano acumula 12 vitórias sobre alguns dos principais nomes da categoria, e em sua maioria por finalização ou nocaute técnico. Com o triunfo sobre Poirier, sua segunda defesa do cinturão dos leves, Khabib Nurmagomedov segue invicto em sua carreira após 28 lutas.