Topo

EUA alertam para 'bomba em pasta de dente' em voos para olimpíada russa

06/02/2014 07h15

Os Estados Unidos emitiram um alerta para possíveis explosivos escondidos dentro de tubos de pasta de dente, que poderiam ser usados como bombas em aviões com rumo à Rússia, para os Jogos Olímpicos de Inverno.

O departamento americano de Segurança Doméstica disse à BBC que o alerta é para voos com destino a Sochi – e que não há ameaças no solo americano.
Os Jogos de Sochi, que começam na sexta-feira, estão sendo marcados pelo forte esquema de segurança montado pelo governo russo, já que a cidade fica próxima a regiões com movimentos separatistas, como Daguestão e Chechênia.

A porta-voz do Conselho Nacional de Segurança da Casa Branca afirmou que, apesar do alerta, o governo americano não mudou a orientação aos passageiros que pretendem viajar a Sochi.

"Se recebermos alguma informação nos próximos dias e semanas sobre mudança na orientação – se as pessoas devem ou não viajar a Sochi – nós informaremos o público geral", disse Laura Magnuson.

Os Estados Unidos posicionaram dois navios de guerra no Mar Negro, para o caso de alguma emergência de segurança. Os Jogos Olímpicos de Inverno começam na sexta-feira e terminam no dia 23.

As preocupações com segurança se intensificaram em dezembro, depois de dois atentados suicidas em Volgogrado e diversas ameaças por parte de grupos islamistas na região do Cáucaso.