Topo

'Embaixador da Copa', Dante 'tranquiliza' colegas alemães sobre o Brasil

Renata Mendonça

Da BBC Brasil, em São Paulo

20/02/2014 14h47

O atraso dos estádios e a possibilidade de novos protestos durante a Copa do Mundo não são preocupações exclusivas do Comitê Organizador Local (COL) e da Fifa. Os jogadores da seleção alemã também tem se mostrado apreensivos com a sequência de problemas na organização do Mundial que tem estampado as manchetes da mídia internacional nos últimos meses.

O zagueiro da seleção brasileira, Dante, que o diga. Titular do Bayern de Munique, time "sensação" da Europa na última temporada, o defensor tem sido bastante questionado pelos seus companheiros de clube. Muitos deles fazem parte da seleção alemã e perguntam a respeito dos problemas que o Brasil enfrenta para "entregar"uma boa Copa do Mundo.

"Eles estão bastante atentos, falam sobre manifestações, os protestos. Claro que estão preocupados, são jogadores que se concentram muito, gostam de planejar muito as coisas...", admitiu o zagueiro em entrevista à BBC Brasil após o jogo entre Arsenal e Bayern de Munique pelas oitavas de final da Champions League.

"Colocado na parede" pelo goleiro Manuel Neuer, os defensores Philipp Lahm e Boateng, e os meias Thomas Muller, Mario Gotze e Toni Kroos – todos jogadores do Bayern e da seleção da Alemanha –, Dante garante que não se intimida e faz o papel de "embaixador" da Copa entre os companheiros alemães.

"Eles sempre estão perguntando se os estádios vão estar realmente prontos, tudo isso. Mas eu estou dando um jeitinho de tranquilizar eles da melhor maneira possível", conta Dante, aos risos.

Sorteada no grupo G da Copa do Mundo, ao lado de Portugal, Gana e Estados Unidos, a Alemanha não precisa se preocupar com os estádios na primeira fase, pelo menos. Os alemães estrearão na Fonte Nova, em Salvador, depois jogarão no Castelão, em Fortaleza, e encerrarão a fase de grupos na Arena Pernambuco, em Recife – todos esses estádios já foram utilizados na Copa das Confederações e não apresentaram problemas.

"Eles ficam com essa pequena preocupação, mas eu falo para eles que nós brasileiros também temos um grande interesse de fazer uma linda Copa do Mundo e vamos recepcionar muito bem todos os países que vão estar lá", discursa o zagueiro.

Seleção Brasileira

Um dos nomes praticamente garantidos na lista de convocados que será divulgada pelo técnico Luiz Felipe Scolari em maio, Dante vive a expectativa de disputar a Copa pela primeira vez e ainda dentro de casa.

O zagueiro reconhece que o desafio da seleção será grande, principalmente por conta da pressão de jogar no Brasil, e aproveita para pedir o apoio da torcida para empurrar a seleção na caminhada rumo ao hexacampeonato.

"Acho que o principal desafio dos brasileiros, além dos adversários, vai ser a ansiedade, a pressão do povo de realizar esse sonho", admite o jogador do Bayern.

"Nós jogadores estamos preparados, sim, mas teremos que ter serenidade, confiança para trabalhar e, principalmente, a confiança do povo. Se o povo estiver com a gente e apoiar como nos apoiaram na Copa das Confederações, temos tudo para dar essa grande alegria e realizar esse sonho de todos nós", completou.

Além de trazer alegria para o povo brasileiro, Dante acredita que a conquista do título no Mundial jogado em casa poderá servir até de motivação para uma transformação social no "país do futebol".

"Acho que, se conseguirmos ganhar essa Copa, vai ser um salto muito grande para todo o país, não só na parte do esporte, mas também na parte humana", disse o zagueiro.

"Vai ser um exemplo para os garotos, vai ser uma grande oportunidade e queremos muito trabalhar para conseguir esse êxito e poder dar essa alegria para todo o povo", finalizou.