Topo

Serena pode completar Grand Slam no US Open. Você sabe de onde surgiu isso?

Chegou a vez de Serena Weilliams finalmente completar o Grand Slam? - FACUNDO ARRIZABALAGA/EFE
Chegou a vez de Serena Weilliams finalmente completar o Grand Slam? Imagem: FACUNDO ARRIZABALAGA/EFE

31/08/2015 09h33

A americana Serena Williams está a um passo de uma das maiores façanhas do tênis: vencer todos os quatro torneios do Grand Slam em uma só temporada. Para isso, a tenista, que já venceu neste ano o Aberto da Austrália, Wimbledon e Roland Garros, terá de ser campeã no Aberto dos Estados Unidos 2015, que começa nesta segunda-feira (31). Seria a primeira vez que alguém realiza essa proeza desde a alemã Steffi Graf, em 1988.

De fato, é tão difícil conseguir este feito que, além de Graf, só duas outras mulheres ganharam os quatro principais torneios do calendário do esporte em um mesmo ano: a americana Maureen Connolly e a australiana Margaret Court. Entre os homens, só o australiano Rod Laver e o americano Don Budge conseguiram ganhar todos os torneios de Grand Slam em uma mesma temporada.

Por ser tão raro, muitas gerações não conseguiram testemunhar a proeza.

Jogo de cartas

Mas o termo não é exclusivo do tênis e nem surgiu neste esporte. Sua origem vem desde o início do século 19, em um jogo de cartas conhecido como bridge, e faz referência a uma pessoa que ganha a partida conseguindo vencer todas as 13 rodadas.

A partir daí, o termo passou a ser relacionado a grandes êxitos sucessivos, e seu uso foi adotado por outros esportes, como beisebol, golfe e rúgbi, e entre exploradores, para designar uma pessoa que conseguia chegar aos dois polos do planeta e aos sete cumes mais altos de cada um dos continentes.

Cada esporte o usa de uma forma particular. No beisebol, por exemplo, um Grand Slam se refere a quando um batedor consegue uma quadrangular com as bases ocupadas.

No rúgbi, é quando um país ganha de forma invicta o torneio Seis Nações. Na Fórmula 1, é para o piloto que ganha um grande prêmio largando em primeiro, fazendo a volta mais rápida da pista e liderando de ponta a ponta.

No golfe, por sua vez, um Grand Slam é como no tênis: faz referência aos quatro principais torneios do ano, mas ninguém conseguiu completá-lo na era moderna do esporte.

'Serena Slam'

Quem chegou mais próximo foi o americano Tiger Woods, ao ganhar os Abertos dos Estados Unidos e da Grã-Bretanha, o PGA e o Masters de forma consecutiva, mas o fez entre 2000 e 2001 e não em um mesmo ano.

Este é um detalhe importante, pois Serena Williams já é a atual campeã dos quatro principais campeonatos do tênis, mas ganhou o Aberto dos Estados Unidos em 2014, então, não conseguiu um Grand Slam.

Foi a segunda vez que a mais jovem das irmãs Williams conseguiu isso, um feito hoje chamado de "Serena Slam". Se conseguir o verdadeiro Grand Slam, Serena entrará para um novo patamar do esporte, formado por apenas algumas de suas estrelas mais brilhantes.