Topo

O mistério do 'fã número 1 de Messi' cuja foto viralizou nas redes

Imagem de garoto com a camisa de Lionel Messi viralizou nas redes sociais - Reprodução/Twitter
Imagem de garoto com a camisa de Lionel Messi viralizou nas redes sociais Imagem: Reprodução/Twitter

20/01/2016 18h55

Você já viu a foto acima? A imagem cativou milhares de pessoas na internet e levou a uma busca internacional pelo menino que aparece nela.

Mas o usuário do Twitter que indicou que ela teria sido feita em Dohuk, no Iraque, admitiu à BBC que essa informação não passou de uma invenção sua.
 
É fácil entender por que a foto impactou a tanta gente. Aparentemente sem poder comprar uma camisa oficial da seleção argentina do ídolo do futebol mundial Lionel Messi, o menino usa sacola plástica também de listras azuis e brancas com o nome do jogador e seu número escritos a caneta nas costas.
 
"Que fofo! Espero que o encontrem", diz um tuíte típico de reação à imagem.
 
"Em meio a um Iraque destruído pela guerra, menino usa uma camiseta feita de sacola plástica", afirma outro.
 
Muitos daqueles que compartilharam a foto em redes sociais também replicaram o rumor de que o menino seria de Dohuk, no norte iraquiano, habitada em sua maioria por curdos.
Relatos de que o próprio Messi estaria tentando entrar em contato com o garoto para dar a ele uma camisa oficial também proliferam nas redes.
 
Mistério
 
Na tentativa de elucidar esse mistério, o serviço BBC Trending entrou em contato com pessoas em Dohuk, que disseram que, apesar da paisagem realmente poder ser da área rural próxima à cidade, não é possível confirmar isso.
 
Então, de onde vieram os rumores que conectaram a imagem à região curda?
 
A maior parte da especulação provavelmente pode ser atribuída a um perfil no Twitter chamado @illMindOfRobin. Ele publicou a imagem em 13 de janeiro, dois dias antes de ela aparecer em outros lugares.
 
"Messi em Duhok, Iraque", escreveu ele ao postar a foto. Mas, recentemente, ele vem ridicularizando a mídia por reproduzir esta informação e diz que estava brincando.
 
"Fui o primeiro a compartilhar isso e disse que era em Duhok para fazer graça, porque meus pais são de lá."
 
Rumores
 
Mas de onde ele tirou esta foto originalmente? "Tenho vasculhado meu Facebook há muito tempo e ainda não consegui achar de onde a tirei", lamenta ele em outro tuíte.
 
Ao BBC Trending, @illMindOfRobin diz ser um estudante de ensino médio que vive na Suécia. Ele diz que seus pais cresceram em Dohuk e que apenas quis que o local foram "minimamente conhecido" pelas pessoas.
 
Então, o local onde a foto foi feita e a história por trás dela permanecem um mistério. Mas e quando às alegações de que Messi estaria em busca no menino?
 
Esse rumor parece ter surgido na segunda-feira, quando uma conta de fãs do Messi publicou: "Recebemos uma mensagem da equipe de Messi. Eles querem saber quem é este garoto para que Messi possa encontrá-lo. Compartilhem".
 
Mas isso ainda não foi oficialmente confirmado pelo jogador. E, ao menos por enquanto, a busca pelo "maior fã de Messi" continua.