Topo

Sharapova bate Kvitova e decidirá Aberto da Austrália contra Azarenka

Maria Sharapova comemora vitória contra a tcheca Petra Kvitova  - AFP PHOTO / GREG WOOD
Maria Sharapova comemora vitória contra a tcheca Petra Kvitova Imagem: AFP PHOTO / GREG WOOD

Da EFE

Em Melbourne (Austrália)

26/01/2012 05h42

Em uma partida repleta de duplas-faltas e erros não-forçados, a tenista russa Maria Sharapova bateu a tcheca Petra Kvitova nesta quinta-feira por 2 sets a 1 (6-2, 3-6 e 6-4) e carimbou passaporte para a final do Aberto da Austrália, quando tentará seu segundo título.

Bastante superior à sua adversária no primeiro set, Sharapova fechou em 6-2 após duas quebras de serviço. Kvitova começou a segunda parcial de forma avassaladora, quebrando o saque de Sharapova e abrindo 3-0. A diferença seguiu até o fim, e a tcheca empatou o jogo em 1-1.

AZARENKA ELIMINA CLIJSTERS, VAI À FINAL NA AUSTRÁLIA E MANTÉM SONHO POR Nº 1

Victoria Azarenka eliminou Kim Clijsters, atual campeã do Aberto da Austrália. Pelas semifinais do primeiro Grand Slam do ano, a número 3 do mundo conseguiu marcar 2 sets a 1 (6-4, 1-6 e 6-3) para garantir vaga na decisão. O resultado mantém dois sonhos vivos para a tenista de Belarus: conquistar o primeiro Major da carreira e a ponta do ranking, nas mãos da já eliminada Caroline Wozniacki. Leia mais

Com as duas tenistas tensas e jogando abaixo do que haviam mostrado durante o torneio, o set decisivo começou com uma quebra para cada lado. A partir daí, o jogo seguiu sem quebras até o décimo game, quando a maior experiência de Sharapova fez a diferença para o 6-4 final.

Na decisão, a atual número 4 do mundo enfrentará a tenista bielorrussa Victoria Azarenka (3ª). Para apimentar ainda mais a final, quem vencer alcançará o topo do ranking. As duas tenistas já se enfrentaram em seis ocasiões, com o placar empatado em 3 a 3. Quando se trata de decisões, no entanto, a bielorrussa leva vantagem por 2 a 0.

Enquanto Azarenka disputará sua primeira final de Grand Slam, Sharapova, ex-líder do ranking, tentará seu tetracampeonato em torneios deste tipo. A russa, que decidiu o Aberto da Austrália em duas ocasiões, conquistou o torneio em 2008, com vitória sobre a sérvia Ana Ivanovic.