Topo

Argentina e Holanda revivem rivalidade na semifinal

Ex-jogador do Fluminense, Conca quer deixar o clube chinês Guangzhou Evergrande - AFP PHOTO/JUNG YEON-JE / FILES
Ex-jogador do Fluminense, Conca quer deixar o clube chinês Guangzhou Evergrande Imagem: AFP PHOTO/JUNG YEON-JE / FILES

Da EFE

Em Pequim (CHN)

06/07/2012 02h31

Fernando Czyz.

Belo Horizonte, 6 jul (EFE).- Holanda e Argentina reeditarão nesta quarta-feira, em uma das semifinais da Copa do Mundo, um duelo com muita história e ampla vantagem europeia no retrospecto de confrontos, mas que faz parte do primeiro título mundial da seleção sul-americana.

Ao todo, as equipes já se enfrentaram oito vezes, com quatro triunfos holandeses, três empates e apenas uma vitória argentina. Dessas partidas, quatro foram disputadas em Mundiais.

O primeiro embate foi em 1974, na Alemanha, pela segunda rodada do Mundial, quando a 'Laranja Mecânica' goleou por 4 a 0 em Gelsenkirchen, com gols de Johan Cruyff (2), Ruud Krol e Johnny Rep.

Em 1978, no estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires, a Argentina conseguiu um histórico triunfo na decisao do torneio. Após empate em 1 a 1 no tempo regulamentar, os donos da casa fizeram dois gols e venceram por 3 a 1 na prorrogação, resultado que garantiu o aos argentinos seu primeiro título mundial.

Mario Kempes, em duas oportunidades, e Daniel Bertoni balançaram as redes para os argentinos. Dick Nanninga foi o encarregado de fazer o gol de empate para tentar recolocar a Holanda na partida.

O terceiro duelo em Copas do Mundo foi pelas quartas de final da Copa de 1998, na França. A partida terminou com vitória holandesa por 2 a 1 no estádio Vélodrome, em Marselha. Na ocasião, Patrick Kluivert abriu o placar para os europeus e Claudio López empatou, mas Dennis Bergkamp fez o gol da vitória nos minutos finais.

Por último, na fase de grupos do Mundial de 2006, na Alemanha, as seleções empataram sem gols em Frankfurt e ambas se classificaram para a fase seguinte do torneio.

Em amistosos, argentinos e holandeses se enfrentaram quatro vezes, com duas vitórias dos europeus e dois empates. A Holanda levou a melhor em 1974 e 2003, com triunfos por 4 a 1 e 1 a 0, respectivamente, ambos em Amsterdã. O placar terminou empatado sem gols em 1979, em Berna, e em 1 a 1 em 1999, novamente na capital holandesa.

As melhores lembranças da Argentina são das categorias de base. Com a seleção sub-20, venceu os rivais em 1983 e 1995, além de ter conquistado o Mundial da categoria em Utrecht, em 2005.

O histórico de confrontos em Jogos Olímpicos conta com apenas um registro entre as duas seleções. Em 2008, em Pequim, a Argentina venceu as quartas de final do torneio na prorrogação por 2 a 1, com gols de Lionel Messi e Di María. Otman Bakkal fez o gol holandês.

As equipes voltarão a se enfrentar nesta quarta-feira, às 17h (horário de Brasília), na Arena Corinthians, em São Paulo, pelas semifinais da Copa do Mundo. Enquanto os sul-americanos sonham com o terceiro título mundial, os europeus seguem em busca do primeiro. EFE

fca/vnm/id