Topo

Chávez homenageará 1º campeão olímpico venezuelano desde 1968

03/08/2012 22h21

Caracas, 3 ago (EFE).- O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, declarou nesta sexta-feira "herói nacional" o atirador Rubén Limardo Gascón, o primeiro campeão olímpico venezuelano desde 1968, e anunciou que lhe entregará uma réplica do espada do libertador Simón Bolívar.

Em discurso perante seguidores que o acompanharam durante uma visita a um bairro popular da capital Caracas, Chávez lembrou que Limardo fazia aniversário hoje e antecipou que na segunda-feira, quando está previsto seu retorno ao país, será recebido "como um herói".

O presidente venezuelano disse ainda que o atleta receberá "uma réplica da espada de uns dos maiores esgrimistas" da história venezuelana "que se chamou Simón Bolívar".

Pouco antes, o governante havia escrito em sua conta no Twitter: "Feliz aniversário, compatriota Limardo! A Pátria Venezuelana toda te deseja: FELICIDADES!".

Após conhecer o anúncio do presidente, Limardo agradeceu a Chávez. "Obrigado, presidente, por nomear-me herói nacional. Minha medalha é para todos", comentou na mesma rede social.

Durante seu discurso, Chávez também felicitou a todos os jovens atletas venezuelanos que participaram das competições olímpicas "independentemente dos resultados que obtiveram".

"É a geração de ouro. Avante rapazes, avante moças, que a pátria é de vocês", concluiu.