Topo

Francês conquista o ouro com recorde olímpico no salto com vara

10/08/2012 20h34

Londres, 10 ago (EFE).- Atual campeão mundial indoor e bicampeão europeu ao ar livre, o francês Renaud Lavillenie confirmou o favoritismo e conquistou nesta sexta-feira a medalha de ouro no salto com vara com direito a recorde olímpico, alcançando o recorde olímpico da prova.

Lavillenie foi o único que concluiu o salto com o sarrafo em 5m97. A marca o permitiu derrotar os alemães Bjorn Otto e Raphael Holzdeppe, que passaram dos 5m91 na primeira tentativa e ainda superar por 0m01 o recorde olímpico estabelecido pelo australiano Steven Hooker em Pequim, há quatro anos.

Por ter chegado à marca de 5m91 com menos tentativas, Otto ficou com a prata, enquanto Holzdeppe subiu ao pódio como medalhista de bronze.

Steven Hooker protagonizou um grande fracasso no Estádio Olímpico de Stratford. Ouro em 2008 e campeão mundial ao ar livre em 2009 e indoor em 2010, ele sequer superou a marca de 5m65, a primeira que ele tentou, e foi o primeiro a deixar a disputa por medalhas. Outros dois que fizeram feio foram o polonês Pawel Wojciechowski, atual campeão mundial ao ar livre, e o cubano Lázaro Borges, vice, que foram eliminados ainda na fase de classificação.