Topo

Quarta fase da Liga dos Campeões terá desbravadores e clássico "brasileiro"

Málaga passa por crise e tenta inédita vaga na fase de grupos da Liga dos Campeões - Salvador Sas/EFE
Málaga passa por crise e tenta inédita vaga na fase de grupos da Liga dos Campeões Imagem: Salvador Sas/EFE

Da EFE

Em Madri (Espanha)

20/08/2012 12h38

A partir desta terça-feira, 20 equipes entram em campo para decidir os ocupantes das últimas 10 vagas na fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa. Quatro delas buscam feito inédito na competição, depois do início da sua fase moderna, na temporada 1992-1993.

PLAYOFFS DA CHAMPIONS - JOGOS DE IDA

TERÇA, 21/08*
13h - Spartak Moscow x Fenerbahçe (ESPN Int.)
15h45 - B. Mönchengladbach x D. Kiev (ESPN Brasil)
15h45 - Basel x CFR Cluj
15h45 - Kobenhavn x Lille (ESPN Internacional)
15h45 - Helsingborgs x Celtic
QUARTA, 22/08
15h45 - AEL Limassol x Anderlecht
15h45 - BATE Borisov x Hapoel Kiryat Shmona
15h45 - Málaga x Panathinaikos (ESPN Internacional)
15h45 - Dínamo Zagreb x Maribor
15h45 - Braga x Udinese (ESPN Brasil)

Dois deles, Málaga, da Espanha, e Hapoel Kiryat Shmona, de Israel, estreiam na competição. O segundo, aliás, é um dos fenômenos atuais do futebol europeu. Fundado em 2000, o clube saiu da quarta divisão para chegar à elite do país em 2007 e quatro anos depois conquistou seu primeiro título nacional. Respectivamente, as equipes encaram Panathinaikos, da Grécia, e BATE Borisov, de Belarus.

O Málaga, por sua vez, vive momentos de indefinição, já que o dono do clube, Sheikh Abdullah Al-Thani, está disposto a vendê-lo, pelos prejuízos acumulados durante a primeira temporada após adquiri-lo.

Outros dois que tentam chegar pela primeira vez a fase de grupos, já conheceram o torneio com outros nomes. O AEL Limassol, do Chipre, disputou a Taça dos Campeões Europeus, em 1968-1969, ficando na primeira fase, perdendo duas vezes de 6 a 0 para o Real Madrid. Já o Borussia Mönchengladbach, da Alemanha, chegou a ser vice-campeão da competição em 1976-1977, perdendo para o Liverpool, na decisão.

Nesta quarta fase da Liga dos Campeões, os cipriotas duelam contra o Anderlecht, da Bélgica, enquanto os alemães pegam o Dinamo Kiev, da Ucrânia.

Outro duelo que chama a atenção é o confronto "brasileiro" entre Braga e Udinese, clubes que somados, tem 16 jogadores do país inscritos na competição, 14 apenas pela equipe portuguesa. Outros campeões da presença de verde e amarelos no elenco, são Dinamo Kiev, com cinco, e Spartak Moscou, com quatro.

Apenas Basel, da Suíça, e Hapoel Kiryat Shmona não tem nenhum brasileiro nascido no país. Borussia Mönchengladbach e Bate Borisov, por sua vez, têm jogadores de origem brasileira, o atacante Igor de Camargo, naturalizado belga, e o meia Renan Bressan, naturalizado bielorrusso, respectivamente.

As equipes que disputam a quarta fase da Liga dos Campeões, jogam em sistema de mata-mata. As 10 classificadas se juntam aos 22 clubes que garantiram passaporte direto para a fase de grupos, através dos campeonatos nacionais, além do Chelsea, campeão da última edição do torneio.

O sorteio que fará a composição dos grupos da próxima fase, acontecerá no dia 30 de agosto, um dias após a realização das últimas partidas de volta desta fase. A decisão da competição acontecerá no dia 25 de maio, no Estádio de Wembley, em Londres, na Inglaterra.

A rodada desta semana da Liga dos Campeões tem transmissão ao vivo da ESPN Brasil e ESPN Internacional, com acompanhamento do Placar UOL Esporte.