Topo

Na Malásia, Márquez iguala recorde de vitórias de Doohan em uma temporada

Atual campeã do torneio, Universidad de Chile eliminou Emelec com vitória no Equador - José Coloma/EFE
Atual campeã do torneio, Universidad de Chile eliminou Emelec com vitória no Equador Imagem: José Coloma/EFE

Da EFE

Em Guayaquil (Equador)

26/10/2012 01h05

Sepang (Malásia), 26 out (EFE).- O espanhol Marc Márquez, da Honda, voltou a fazer história em 2014 neste domingo, ao vencer o Grande Prêmio da Malásia de MotoGP e igualar assim o recorde de 12 vitórias em uma mesma temporada que desde 1997 era ostentado sozinho pelo australiano Michael Doohan.

De quebra, o piloto, que teve um ano arrasador, conquistando o título da categoria com muita antecedência, voltou a cruzar a linha de chegada em primeiro após cinco etapas - não vencia desde o GP da Grã-Bretanha, em 31 de agosto.

Junto com Márquez, estiveram no pódio o italiano Valentino Rossi, segundo colocado, e seu companheiro na equipe Yamaha, o espanhol Jorge Lorenzo. Ambos acabaram ultrapassados pelo campeão mundial em uma corrida na qual largou mal e teve que correr atrás do prejuízo, diante das 80 mil pessoas que lotaram as arquibancadas do autódromo de Sepang.

O alemão Stefan Bradl (LCR Honda) chegou em quarto, e o inglês Bradley Smith (Monster Yamaha Tech 3) foi o quinto colocado, uma posição à frente de seu companheiro de equipe, o espanhol Pol Espargaró.

Também hoje em Sepang, mas pela Moto2, o espanhol Esteve Rabat conquistou o título da categoria com uma prova de antecedência ao chegar em terceiro, uma posição atrás do finlandês Mika Kallio, único que podia ameaçá-lo nessa altura do campeonato. A etapa foi vencida pelo também espanhol Maverick Viñales.

Na Moto3, outro piloto da Espanha venceu: Efren Vázquez. O australiano Jack Miller foi o segundo colocado e diminuiu para 11 pontos (262 a 251) a distância para o líder da temporada, o espanhol Alex Márquez, que terminou a corrida em quinto. Com isso, a decisão do título acontecerá na última etapa do Mundial de Motovelocidade, em Valência, no dia 9 de novembro.